Já passou o tempo no qual a fidelização de clientes se dava apenas por meio da oferta do menor preço. Logicamente essa ainda é uma característica essencial para atrair novos consumidores, no entanto não é a única. Isso porque o marketing de relacionamento vem se tornando uma ferramenta importante para melhorar ainda mais o processo de vendas.
Pode parecer simples criar um bom relacionamento com o comprador, porém desenvolver um método eficaz para cativar a clientela vai além da abordagem no atendimento. Para iniciar e efetivar esse vínculo é necessário uma estratégia básica, como boas centrais de atendimento para oferecer desde os serviços de cobranças, compras, ouvidoria, até o suporte com o cliente.
Por mais incrível que pareça, quando o consumidor sente que pode opinar e mudar algo com suas considerações, mesmo que os preços dos produtos e serviços daquele local estejam um pouco acima da média, é comum ele criar uma espécie de vínculo afetivo com o estabelecimento e os funcionários. Esse tipo de marketing de relacionamento cria uma relação duradoura e de confiança.
Outro ponto relevante é utilizar as novas mídias em prol desse relacionamento. Manter páginas constantemente atualizadas nas redes sociais, lembrar da data do aniversário do cliente, estreitando laços, só ajudam ainda mais o fornecedor a entender quem está comprando na sua loja. Afinal, ninguém conhece mais sobre um produto ou serviço como aquele que o consome frequentemente.
Mão de obra especializada
Possuidor de todos esses conceitos e de muita força de vontade para conquistar as vantagens do marketing de relacionamento, o proprietário agora só precisa encarar seu maior desafio: encontrar mão de obra especializada e cativante. Não é tarefa fácil, ainda mais se as finanças não possibilitam somente o recrutamento de pessoas gabaritadas para tal função.
Uma solução temporária pode ser colocar um gerente capaz de cumprir sua função e ainda garantir que o restante da equipe esteja satisfeita o bastante para tratar bem a clientela. Funcionários mal treinados e sem disposição afastam facilmente consumidores fiéis. Além do gestor como figura essencial no estabelecimento, o pós-vendas também deve ser levado em consideração.
Para os fornecedores atentos à fidelização, o pós-venda está diretamente atrelado a pré-venda. Isso porque o cliente espera ter o mesmo tratamento e auxílio recebido antes de passar o cartão. O que é marketing de relacionamento se não o momento de consolidar a confiança e estreitar uma relação comercial, garantindo a satisfação tanto para quem compra quanto para quem vende.