Home > Sem categoria > Dia do zootecnista: Entenda a importância deste profissional

Dia do zootecnista: Entenda a importância deste profissional

Conheça as diversas áreas de atuação, o que faz e onde pode trabalhar o formado em zootecnia e leia o depoimento de quem já está no ramo

Zootecnista André Luis Brichi. Foto: Arquivo pessoal.

A zootecnia mistura o conhecimento biológico com economia para aprimorar a produção de alimentos de origem animal. O profissional desta área atua em toda a cadeia produtiva, da nutrição e manejo à tecnologia de produtos, passando por administração e aprimoramento genético. É um profissional de extrema importância para a sociedade, pois contribui para a sustentabilidade e para segurança alimentar.

A vontade de entender mais profundamente o tema foi o que levou André Luis Brichi à faculdade. Formado há dois anos, depois de cinco anos de estudos, ele se diz satisfeito por ajudar a melhorar a qualidade dos alimentos de origem animal, importantes para uma vida saudável. “A maior gratificação está em oferecer à população um produto de qualidade”, afirma.

Quem se forma neste curso disputa lugar no mercado com profissionais da veterinária e da agronomia, mas o cenário está mudando e a demanda por zootecnistas está crescendo. “Hoje as empresas, empreendedores e produtores conseguem diferenciar as características de cada curso, aliado a isso há o grande sucesso de vários profissionais no mercado”, explica Brichi.

O zootecnista pode atuar em empresas, cooperativas, indústrias, frigoríficos, em universidades e zoológicos, por exemplo. “Não posso deixar de citar a pesquisa, que busca constantemente validar tecnologias para melhor atender os produtores e garantir um produto final de qualidade aos consumidores”, lista Brichi. Atualmente, ele é pesquisador e estuda a nutrição de ruminantes na Unesp Dracena.

Já as vertentes de atuação são tão diversas quanto a quantidade de animais: bovinocultura, suíno e avicultura em suas diversas variações, como produção de carne e leite, são apenas alguns exemplos. Além disso, é possível escolher se especializar em áreas específicas como saúde animal, planejamento rural, comércio ou eventos. (Veja algumas possibilidades no final da matéria).

Este profissional ganha, em média, R$ 4 mil por seis horas de trabalho, segundo o sindicato paulista do setor, mas a maioria dos empregadores são multinacionais, o que melhora as condições de trabalho e valoriza a atividade. “Vale a pena ressaltar que todas essas empresas, hoje, pertencem a grupos internacionais, o que aumenta a cobrança por resultados, porém melhora atributos como salários e benefícios”.

Hoje as empresas, empreendedores e produtores conseguem diferenciar as características de cada curso, aliado a isso há o grande sucesso de vários profissionais no mercado”, explica Brichi.”

Pesquisa e manejo de animais silvestres – nesta área o zootecnista lida tanto com a preservação e manutenção das espécies, quanto com o melhor aproveitamento econômico dos produtos e alimentos derivados deles.

Comércio – Alguns profissionais preferem abrir seu próprio negócio ou prestar consultorias sobre alimentação, medicação e produtos voltados para a criação de animais.

Eventos – Entre as atribuições do zootecnista que atua com eventos está a coordenação e o planejamento de rodeios, exposições e feiras agropecuárias; a supervisão das atividades de esportes e lazer que envolvam animais e terapias humanas com a utilização de animais.

Melhoramento genético – área em que o zootecnista pesquisa e avalia os animais geneticamente, desenvolvendo técnicas de melhoramento, cruzamento e inseminação, visando garantir rebanhos mais produtivos.

Nutrição e alimentação – Esta atividade envolve principalmente a indústria de rações, que pesquisa melhorias na alimentação animal e as necessidades nutricionais dos rebanhos.

Foto: © Depositphotos.com / roibu

Planejamento e administração rural – Nesta área ocorre o planejamento e a organização das construções rurais, dos pastos e das propriedades em que há criação ou o abate de animais, como fazendas e indústrias. Além disso, realiza-se a compra e venda de animais.

Saúde animal – O zootecnista trabalha com saúde de rebanhos, cuidando da higiene dos locais de criação, da medicação e vacinação de animais e das condições ambientais em que eles se encontram.

Matérias Relacionadas