Home > Sem categoria > As diferentes áreas para atuação dos profissionais de Marketing

As diferentes áreas para atuação dos profissionais de Marketing

Tanto em empresas ou em agências, há possibilidade de escolher trabalhar com estratégias de venda, imagem política, projetos culturais ou Mídias Sociais

Marketing

Foto: abmidiabh

O mercado de trabalho para os profissionais de marketing é amplo e tem crescido muito nos últimos anos. Isso é resultado da enorme quantidade de produtos e serviços que invade a mídia e o mercado, assim o trabalho desse profissional é elaborar estratégias e táticas para destacar o produto que ele representa.

Em empresas, a área do marketing é mais voltada para a estratégia, que corresponde ao processo anterior a produção do produto, ou seja, o estudo do mercado, estratégias de venda, a concepção do produto. Já em agências, o trabalho desenvolve mais a criatividade e envolve a elaboração da campanha, as técnicas de venda utilizadas e o meio de comunicação mais adequado.

Com o objetivo de atingir o público certo das ações, o marketing tem criado várias especificações. Sendo que com a proximidade da Copa do Mundo e das Olímpiadas, o marketing esportivo tem ganhado espaço no Brasil. Estes profissionais podem trabalhar em agências que possuem clientes da área de esportes, nas empresas patrocinadoras ou em entidades esportivas, como clubes e federações.

Outra área com crescimento expansivo é o marketing digital como uma nova ferramenta de divulgação, relacionamento com o cliente e posicionamento da marca nos ambientes virtuais.

O poder das Mídias Sociais é um reflexo disso, pois demanda profissionais com capacidade de composição de conteúdo (textos, imagens, vídeos, jogos), análise métricas de retorno de audiência e opinião, e gerenciamento de conteúdo.

Como em 2014 haverá eleições, o marketing político ganha maior espaço. O profissional pode atuar na comunicação política, cuidando da imagem do candidato, ou no marketing eleitoral, além das ações e programas do próprio governo.

Também é possível trabalhar com o marketing cultural. Cada vez mais uma marca ou empresa busca se associar a projetos culturais. Isso amplia a forma de se comunicar com o público alvo e transfere uma boa imagem institucional.

Matérias Relacionadas