Ter um gato no local de trabalho agrada muitas pessoas. Dessa forma, a Ferray Corporation, uma empresa japonesa que trabalha com construção de sites e desenvolvimento de aplicativos, resolveu adotar nove felinos que ficam distribuídos pelo escritório.
Alguns cafés já possuem gatos e agora as empresas estão buscando essa alternativa para mais do que aumentar o contato com os bichanos, aliviar o estresse e consequentemente melhorar a produtividade no trabalho.
No escritório não é difícil encontrar os gatos escalando móveis, mordendo cabos de rede, riscando paredes ou atrapalhando a digitação enquanto caminham pelo teclado em busca de carinho.
Apesar de alguns pequenos aborrecimentos, os gatos têm sido um enorme ponto positivo. A comunicação aumentou drasticamente, já que os felinos são um tema que une os empregados.
Além disso, a Ferray Corporation incentiva os funcionários a trazerem os seus próprios animais de estimação. Se eles não têm um, então a empresa paga uma quantia de ¥ 5.000 (aproximadamente R$ 112) por mês como um “bônus gato”, para qualquer um que adote um gato que precisa de um lar.
No Japão, outras empresas ainda oferecem benefícios como tratar a morte de animais de estimação da mesma forma que a morte de um membro da família dos trabalhadores, dando-lhes um tempo de folga, bônus salarial pela perda e serviços funerários.