Como avançar na carreira? Quais passos têm mais chances de dar certo, de acordo com o seu perfil profissional? Que mudanças são necessárias para aumentar a satisfação e/ou os ganhos financeiros? Ainda que tenha profundo conhecimento de sua área de atuação e do trabalho que realiza diariamente, nem sempre o profissional está preparado para dar respostas a estas perguntas tão importantes. Isso ocorre porque, além dos aspectos ligados especificamente à carreira, também entram em questão fatores emocionais e de personalidade.
Para auxiliar os profissionais neste processo de tomada de decisões, seja para prosseguir em um determinado percurso de carreira, ou na busca por uma mudança radical, fazem-se presentes os profissionais de mentoring. Também chamados de mentores, eles têm o papel específico de orientar pessoas em seus trajetos de trabalho, apontando perspectivas e possibilidades, observando também as singularidades de cada um.
O mentoring é muito parecido com o coaching, que é um processo de assessoramento e autoconhecimento, que visa atingir metas específicas. A principal diferença entre os dois métodos é que no mentoring aquele que presta auxílio se utiliza principalmente de sua própria experiência profissional para orientar e aconselhar, o que nem sempre ocorre nos processos de coaching.
O mentoring é considerado uma tendência tão evidente que algumas empresas o incorporaram em seus programas. Estas organizações oferecem mentores mais experientes, geralmente com bastante tempo dentro da organização, para prestarem auxílio a jovens profissionais em processo de desenvolvimento de carreira.
É importante ressaltar que contar com a presença de um mentor não significa de modo algum deixar de assumir a responsabilidade pela própria carreira. Em última instância, é interessante que o profissional entenda que será ele, e não o seu mentor, quem sofrerá as consequências futuras das escolhas realizadas. Por outro lado, é inegável que contar com uma voz experiente pode ajudar muito a clarear as ideias, principalmente quando a carreira estiver passando por alguma crise ou parecer excessivamente estagnada.