Geralmente traduzido apenas como “terceirização”, o termo em inglês outsourcing está em voga nos meios corporativos. É necessário, porém, compreender que, embora seja um tipo de terceirização, outsourcing é um processo mais amplo e sofisticado. Isto ocorre porque em geral terceirizam-se serviços mais distantes hierarquicamente do chamado core business (a vocação central da empresa). O outsourcing, ao contrário, possibilita que áreas vitais sejam terceirizadas, de uma maneira muito mais estratégica.
Na prática, isso significa permitir que áreas essenciais como força de vendas, sistemas de informação, prospecção de novos negócios, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e TI estejam a cargo de fornecedores externos, cada qual com expertise e aprofundamento em seu campo de atuação. Desta forma, é possível ao empresário focar em suas prioridades estratégicas, deixando que especialistas cuidem das outras operações. Entre as principais vantagens apontadas para a escolha do outsourcing estão a redução geral de custos e o aumento da produtividade.
Porém, é necessário tomar alguns cuidados! Por causa do aumento exponencial da competitividade nos mais variados mercados as empresas acabaram sendo incitadas a repensar seu modelo de negócios e, consequentemente, a adaptar suas estruturas internas. É possível encontrar cada vez mais especialistas no mercado à disposição para resolver todo e qualquer tipo de problema enfrentado por uma empresa.
O resultado é justamente uma queda qualitativa na atividade, afetando diretamente empresas sérias que realizam a prestação de serviços de outsourcing de maneira profissional. Por isso é importante, na hora de contratar especialistas, prestar muita atenção à qualidade, procurando referências e o histórico de serviços já prestados.
Por tratar-se de uma escolha estratégica, o outsourcing exige do empresário um monitoramento constante – não basta apenas deixar na mão de outros o comando de áreas importantes da empresa. De perto, será possível avaliar as melhores dinâmicas para o desenvolvimento do outsourcing e, também, avaliar corretamente o desempenho dos serviços prestados.