Um estudo desenvolvido pela empresa de consultoria e.life identificou o perfil dos consumidores que mais falam com as marcas nas redes sociais. De um total de 7 mil posts, foi possível definir oito perfis. Confira quais são os tipos de clientes.
O primeiro tipo de cliente é o agitador. Ele costuma organizar as pessoas em prol de suas causas e podem ser ativistas, piadistas ou apenas provocadores. Já o segundo, os amantes da marca, são os que defendem o produto e fazem declarações públicas de admiração. Este tipo de cliente pode até ser um canal de divulgação da empresa. O terceiro tipo é o cliente colaborador, que poderia até ser funcionário da empresa. Normalmente eles deixam várias sugestões de novos produtos, melhorias e ideias.
De outro lado, existe o quarto tipo de cliente, o decepcionado-traído. Geralmente, eles não querem alarde, mas compartilhar seus problemas com a marca. Costumam falar do valor que a marca tinha em suas vidas e deixou de ter depois do problema. O quinto cliente especialista, por sua vez, é aquele que conhece todos os detalhes de um produto, decora números e referências antes de entrar em contato.
Nas redes sociais, também não é difícil de encontrar o pidão – sexto cliente. Ele é do tipo que vive perguntando se a empresa tem amostras grátis e de alguma forma quer tirar vantagem por ser um cliente antigo ou por ocupar um cargo importante. Como sétimo cliente, aparece o consumidor reclamão que costuma ser dramático e fala muito. Às vezes, mesmo com o problema resolvido, ele pode continuar expressando insatisfação com o negócio.
Por fim, o oitavo tipo de cliente é o tira-dúvidas. Estes costumam ser educados e objetivos, e apenas querem esclarecer algum ponto determinado sobre o produto ou a empresa.