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Entenda qual é a diferença entre profissionais júnior, pleno e sênior

Compreender as diferenças entre as denominações dos níveis hierárquicos ajuda os profissionais tanto na hora de se recolocarem quando no momento de analisarem os rumos de suas carreiras

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No processo de desenvolvimento de suas carreiras, profissionais das mais variadas áreas passam por uma grande quantidade de experiências. São diferentes etapas, através das quais adquirem os conhecimentos necessários para seguirem adiante até conquistarem melhores cargos e salários. De acordo com a etapa em que se encontra nesse processo, o profissional será relacionado aos níveis, júnior, pleno e sênior.

Conhecer estas denominações é importante para quem está em busca de recolocação, já que grande parte das vagas divulgadas utilizam esses nomes para explicar o nível hierárquico do profissional a ser contratado, bem como a compatibilidade entre o nível de maturidade, experiência exigida e os salários oferecidos.

O profissional júnior é aquele que esta iniciando na carreira. Na maior parte dos casos, é exigido uma formação sólida e estágios anteriores, bem como habilidades comprovadas nas ferramentas específicas ao cargo são os requisitos básicos para atuar neste nível hierárquico. Os profissionais juniores contam com o suporte de gestores, a quem também precisam responder com considerável constância.

Mais qualificados e com maior experiência, os profissionais plenos contam com uma carga mais elevada de exigências em comparação aos de nível júnior. Eles atuam de maneira mais autônoma, respondendo a superiores que já estão em níveis mais altos na hierarquia da empresa. Mais autônomos, os profissionais de nível pleno podem orientar profissionais júnior e têm um salário mais elevado.

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A maturidade profissional, capacidades de gestão – incluindo gestão de pessoas – e experiência geralmente acima de uma década em seu ramo de atuação são as características que comumente marcam os profissionais de nível sênior. Eles compõem os cargos de liderança, estando adiante de processos complexos e estratégicos, além de gerenciarem os profissionais de nível júnior e pleno.

Ainda que nem todas as carreiras se desenvolvam dentro de estruturas corporativas lineares, ao reconhecer-se dentro de um dos três principais perfis hierárquicos, o profissional poderá compreender melhor o seu momento profissional. Da mesma maneira, compreenderá quais são as ações que deve tomar para seguir rumo a um grau hierárquico mais elevado.

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