Home > Sem categoria > Equilíbrio: Aprenda como conciliar trabalho e estudo

Equilíbrio: Aprenda como conciliar trabalho e estudo

Conciliar trabalho e estudos pode ser mais difícil do que se pensa. Organização e disciplina são palavras de ordem para se dar bem na múltipla jornada de tarefas

Foto: © Depositphotos.com / Goodluz

Conciliar trabalho e estudo não é das tarefas mais fáceis, porém para muitos estudantes essa é uma realidade. Depois de cerca de 8 horas de trabalho, sem contar o tempo para se locomover, é necessário encarar mais algumas horas dentro da sala de aula. Muitas pessoas nessa situação voltam para casa tarde da noite apenas para dormir e, com isso, evitar o estresse pode ser um desafio para muitos.

Além do mais, o cansaço físico e mental podem ser empecilhos para o rendimento total do curso. Para garantir que o conteúdo que é visto seja fixado, é necessário dedicação e uma dose de ânimo para encarar a dupla jornada.

Um das saídas para ir bem nas provas e garantir que não fique com nenhuma DP (dependência) no currículo escolar é fazer um plano de estudos para atingir suas metas. Isso irá impedir também que o desempenho no trabalho seja prejudicado.

Para conciliar trabalho e estudos e sobreviver à prova de fogo, separamos algumas dicas para você.

1. Estabeleça prioridades: avalie o que é mais importante no momento. Caso seja o trabalho, estipule horários de estudo com um intervalo maior entre uma matéria e outra. Já se a prioridade for a faculdade, tente procurar um emprego com horários mais flexíveis.

2. Seja franco com seu chefe: o volume de trabalho está maior do que você pode suportar neste momento? Converse com seu chefe e tentem encontrar uma maneira de desafogar a quantidade de tarefas. O trabalho não pode interferir nos estudos e vice-versa.

3. Estabeleça uma rotina: ter disciplina é imprescindível para o sucesso no trabalho e nos estudos. Determine horários para se dedicar a projetos profissionais e ao curso.

4. Faça cursos online: os cursos à distância costumam ter horários mais flexíveis, assim é possível montar a grade de estudos de acordo com seu tempo livre. Essa é uma boa saída para quem viaja muito a trabalho e não consegue ter horários fixos para se matricular em cursos presenciais;

5. Converse com os professores: se você estiver com muito trabalho na semana ou sua empresa é muito rígida em relação a horários, converse com seus professores e tente negociar datas de entrega de trabalhos e provas;

Foto: © Depositphotos.com / kalinovsky

6. Aproveite a tecnologia: o cansaço falou mais alto e você não conseguiu prestar atenção na aula? Use a tecnologia a seu favor e grave a aula. Os notebooks, smartphones e tablets podem ajudar na hora dos estudos. Busque por aplicativos que possam ajudá-lo a organizar os estudos e lembrar-se das tarefas ou reuniões importantes no trabalho;

7. Avalie seu tempo: repense se este é o momento certo para se matricular em algum curso. Caso o ritmo de trabalho esteja muito acelerado, não se preocupe em adiar um pouco os planos de estudar.

Matérias Relacionadas