Muitos são os desafios na rotina de um empreendedor. Para resolvê-los, as escolhas diárias multiplicam-se, em maior ou menor grau de complexidade. Para que estas tomadas de decisões possam ser feitas de forma assertiva e consciente, o design thinking reúne uma série de técnicas e métodos focados, sempre, nas pessoas – e em suas necessidades e desejos. Com uma abordagem mais criativa, ainda abre espaço para o surgimento de ideias e produtos inovadores.
Conheça abaixo alguns preceitos do design thinking e como eles podem se aplicar ao seu negócio.
O poder da adaptação
O design thinking é, em resumo, um modo específico de pensar o empreendimento. Mas, para que funcione, é importante que encontre ambientes flexíveis e adaptáveis. Esta maturidade da equipe e de sua liderança permitirão que as ideias novas fluam e encontrem espaço para se consolidarem. Muitas vezes, porém, o que ocorre é o contrário: as práticas do design thinking adaptam-se à situação organizacional. Em qualquer um dos casos, o importante é não perder de vista que a função deste conjunto de práticas é criar soluções e melhorar o encaminhamento dos trabalhos, e não o contrário.
Pensamento amplo
Refletir sobre as próprias decisões levando em conta o máximo possível de fatores, incluindo as necessidades de todos os envolvidos, é uma atitude que se alinha perfeitamente ao design thinking. O pensamento empático possibilita o surgimento de insights importantes e percepções que podem levar a soluções, produtos e serviços que jamais seriam imaginados a partir de um pensamento mais autocentrado.
Mentes unidas
A soma de inteligências pode, efetivamente, levar mais longe do que uma única cabeça pensante. O design thinking valoriza este tipo de trabalho em equipe e, principalmente, a troca de ideias entre pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Com perspectivas diferentes, fica mais fácil chegar a soluções criativas e não usuais.
Mão na massa
O design thinking, apesar de estar diretamente ligado ao mundo das ideias, valoriza, e muito, o aprendizado pela prática. Isso porque, acreditam os especialistas da área, tentar ultrapassar obstáculos no mundo concreto não apenas viabiliza soluções como permite uma visão mais clara do problema em questão.