Independente do tamanho e do ramo da organização, o sucesso de sua administração dependerá da qualidade dos recursos humanos, materiais que esta dispor e a forma como serão empregados. À medida que foram se descobrindo novas técnicas para a administração do patrimônio organizacional, desenvolveu-se também a contabilidade na administração com a finalidade de orientar os gestores sobre a saúde financeira da organização. As informações por ela obtidas são usadas para fins gerenciais de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos em determinados períodos.
Cada empresa possui uma maneira de gerir os seus recursos, utiliza matérias-primas e tecnologias diferentes, e aperfeiçoa-as de acordo com os parâmetros institucionais estabelecidos; em função disso, os relatórios e demonstrações contábeis, juntamente com uma análise da situação econômica interna e externa, tornam-se peças-chave para a competitividade e rentabilidade de uma empresa.
Para que a transmissão das informações contábeis sejam recebidas pelos acionistas, investidores e credores da organização, de forma efetiva, é necessária uma intervenção da administração da empresa para repassar respostas claras e concisas às dúvidas dos usuários.
Durante muito tempo a transmissão dessas informações era feita através da atuação dos próprios donos dos empreendimentos, entretanto, na medida em que os negócios iam crescendo, fez-se necessário a delegação de funções relacionadas à planejamento, decisão, comando, coordenação e controle administrativo.
Encontramos a importância da contabilidade na administração ao confirmar sua eficácia como um instrumento de análise, gerência e decisão em que os gestores utilizam-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, auxiliando-os na tomada de decisões de caráter organizacional.
Esta ligação que existe entre os profissionais da contabilidade e da administração são fundamentais para a mensuração e atenuação de riscos que permeiam as atividades empresariais. Através da análise dos relatórios e demonstrativos da situação patrimonial que o setor contábil oferece, as áreas administrativas passam a tomar suas decisões baseadas nos dados contábeis, criando-se uma flexibilização quanto às medidas corretas a serem seguidas quando se há intempestividades econômicas.
Das informações fornecidas pela contabilidade, as que se destacam são as demonstrações contábeis, a auditoria e análise de balanços patrimoniais e as formalidades de escrituração. Os administradores, sabendo usufruir e utilizar estas informações, conseguem efetivamente alcançar os objetivos estratégicos de gerenciamento ao obter a melhoria contínua dos resultados das unidades de negócio da organização.