É inegável a forma como as redes sociais ganharam espaço na última década. Inicialmente formas de agregar pessoas com interesses comuns, estes espaços virtuais deixaram de ser meros pontos de encontro na rede para importância também na vida real. Acompanhando este movimento, as mídias sociais passaram a ser consideradas, cada vez mais, importantes por empresas de todos os portes e ramos de atuação.
No Brasil, este destaque é especialmente considerável: somos o segundo país do mundo em quantidade de pessoas cadastradas no Facebook, a mais importante rede social da atualidade. No total são mais de 75 milhões de brasileiros conectando-se e comunicando-se através desta rede. Como é possível então para uma empresa ignorar este contingente? E como marcar presença, utilizando corretamente as mídias sociais?
Vale lembrar que um dos grandes diferenciais destas mídias é a possibilidade de interação quase instantânea. Além disso, esses meios são constantemente alimentados por informações que revelam o perfil de seus usuários. Essas características permitem às empresas se comunicaram com nichos específicos de consumidores, lançando suas mensagens diretamente aos seus grupos de maior interesse.
Por outro lado, as redes sociais também realizam a difusão de informações a respeito da empresa sobre as quais não é possível ter um controle completo. Sugestões, críticas e reclamações são simplesmente lançadas nas redes sociais por seus usuários, fazendo um verdadeiro boca a boca virtual do empreendimento.
Todas estas características específicas das mídias sociais tornam necessária a presença de profissionais especializados tanto para criar possíveis estratégias de divulgação de marcas, produtos ou serviços nas redes sociais quanto para gerenciar possíveis crises. Quanto mais conscientes as empresas estiverem da importância das mídias sociais, melhor estarão se comunicando com seus clientes atuais e futuros.