O Lean Thinking, também conhecido como Mentalidade Enxuta, é uma filosofia e estratégia de negócios que visa o aumento da satisfação dos clientes por meio da melhor utilização dos recursos.
O modelo de gestão busca fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos mais baixos – conhecido como propósito –, identificando e sustentando melhorias nos fluxos de valor primários e secundários – etapa de processos –, por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa.
O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas lean. Por isso, o modelo conta com cinco princípios:
• Valor: a necessidade gera o valor, e cabe às empresas determinarem qual é essa necessidade, procurar satisfazê-la e cobrar por isso um preço específico, a fim de manter a empresa no negócio e aumentar seus lucros por meio da melhoria contínua dos processos, da redução de custos e da melhoria da qualidade;
• Fluxo de Valor: separar os processos em três tipos: aqueles que efetivamente geram valor; aqueles que não geram valor, mas são importantes para a manutenção dos processos e da qualidade; e, por fim, aqueles que não agregam valor, devendo ser eliminados imediatamente. Apesar de continuamente olharem para sua cadeia produtiva, as empresas continuam a focalizar em reduções de custos não acompanhadas pelo exame da geração de valor. A metodologia acredita que as empresas devem olhar para todo o processo, desde a criação do produto até a venda final;
• Fluxo Contínuo: capacidade de desenvolver, produzir e distribuir rapidamente, que dá ao produto um ar mais atual. Dessa forma, a empresa pode atender a necessidade dos clientes quase que instantaneamente;
• Produção Puxada: o consumidor passa a puxar o fluxo de valor, reduzindo a necessidade de estoques e valorizando o produto. Sempre que não se consegue estabelecer o fluxo contínuo, conectam-se os processos através de sistemas puxados;
• Perfeição: quinto e último passo para a Mentalidade Enxuta, refere-se à busca pelo aperfeiçoamento contínuo em direção a um estado ideal, observando sempre o processo como um todo, permitindo o diálogo e buscando as melhores formas de se criar valor.
Inspirada nas práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção, a estratégia é permeada por processos que envolvem a criação de fluxos contínuos e sistemas puxados, a análise e melhoria do fluxo de valor das plantas e da cadeia completa, e o desenvolvimento de produtos que efetivamente sejam soluções do ponto de vista do cliente.
A adoção da mentalidade enxuta nas empresas tem trazido resultados positivos, como o aumento da capacidade de oferecer os produtos que os clientes querem, na hora em que eles precisam e a possibilidade de atingir custos menores, qualidade superior e lead times mais curtos, garantindo, assim, maior rentabilidade para o negócio.
No Brasil, o Lean Institute foi o segundo instituto a ser constituído no mundo para disseminar o sistema, seguindo o exemplo do instituto norte-americano, o Lean Enterprise Institute (LEI), fundado em 1997 por James Womack. O órgão é responsável por treinamentos, workshops e capacitações para que as empresas possam aplicar essa mentalidade ao seu dia a dia.