Elas já estão muito além dos cargos de chefia em empresas de áreas consideradas femininas, como beleza e moda. Segundo pesquisa realizada pela Woman Presidents’ Organization (WPO) e pela American Express divulgada em maio de 2013, as companhias lideradas por mulheres nos Estados Unidos atuam em áreas bastante diversificadas e, em muitos casos, bem distantes das “empresas de menina”.
A pesquisa foi feita com 50 empresas de liderança feminina atuantes nos EUA. O faturamento somado de todas estas corporações chegou à média de US$ 3,2 bilhões ao ano. Dentre elas, o destaque absoluto fica com a fabricante de alimentos orgânicos para crianças Happy Family, chefiada por uma executiva de apenas 26 anos de idade – em apenas dois anos e sob o comando da jovem Shazi Visiram a empresa viu seu faturamento saltar de US$ 13,3 milhões em 2010 para US$ 62,3 milhões em 2012.
A segunda colocada neste levantamento da WPO está ainda mais longe dos ramos considerados tipicamente femininos. A empresa Strategic Communications é uma consultoria de soluções para infraestrutura que tem contratos vigorosos com órgãos governamentais americanos. Está sob o comando de uma executiva que triplicou o número de funcionários e duplicou sua receita nos últimos dois anos.
Ouros dados interessantes da pesquisa demonstram que existe uma verdadeira onda de empreendedorismo feminino qualificado, dando visibilidade às mulheres executivas no competitivo e influenciador mercado americano. Um deles aponta, por exemplo, que em 90% dos casos as mulheres líderes foram também as fundadoras das empresas destacadas.
A idade média destas executivas é de 47 anos de idade e a maioria atua em áreas nas quais já haviam se desenvolvido antes, como funcionárias. Trata-se, portanto, de um grupo de mulheres que, mais maduras, optaram por estar adiante de seus negócios e torna-los lucrativos, uma considerável inspiração para aquelas que nutrem este sonho.