Alguns profissionais se sobrecarregam de trabalho e enfrentam um pouco de dificuldade para delegar tarefas. Na ânsia por atingir seus objetivos rapidamente e ver a empresa crescer, alguns empreendedores assumem uma quantidade imensa de trabalho.
Entretanto, acumular funções pode prejudicar o negócio. Por isso, é importante distribuir tarefas para os demais profissionais. Para isso, é imprescindível confiar na equipe e deixar que ela realize o trabalho sozinha, sem a sua interferência. Seu papel será o de coordenar e organizar as funções de cada um.
Preparar e desenvolver os funcionários, ser organizado, ter senso de liderança, manter o controle e conseguir priorizar atividades são características essenciais para que o profissional delegue funções corretamente e otimize o tempo.
No meio do caminho podem surgir erros, mas vale aprender com eles para que, no futuro, aumente o número de acertos e, consequentemente, a quantidade de resultados positivos ao fim do mês.
Como delegar tarefas corretamente
Para não se perder na hora de distribuir o trabalho, separamos algumas dicas de como delegar tarefas corretamente. São elas:
1- Saia de cena: dê espaço para que os funcionários realizem as tarefas sozinhos, dê autonomia para que seu time execute-as sem sentir que está sendo vigiado e permita que ele encontre qual é a melhor forma de cumpri-las;
2- Observe sua equipe: antes de delegar, observe os pontos fortes de cada um da sua equipe para extrair os melhores resultados dos colaboradores;
3- Acompanhe os resultados: não é porque delegou as tarefas que não irá acompanhar os resultados. Pelo contrário, forneça feedback e mostre se ele está seguindo o caminho certo ou não;
4- Priorize atividades: assuma as tarefas estratégicas que julgue ser mais importantes e delegue o restante;
5- Procure um coach: caso tenha dificuldade em identificar prioridades e delegar funções, uma saída é investir em um coach para auxiliá-lo nesse processo;
6- Delegar não é mandar: incentive a colaboração da equipe e estimule-a para trazer bons resultados para o seu negócio. Deixe o autoritarismo de lado e procure manter o time em harmonia e unido. Lembre-se que ser firme e direto é diferente de inibir e coagir os funcionários.
Erros ao delegar tarefas
Veja alguns sinais que identificam um empreendedor que não sabe delegar:
1- Não acredita na equipe: tem dificuldade para enxergar o potencial da equipe e, com isso, não investe nas habilidades de cada um;
2- Interfere na tarefa: após passar a atividade para um membro de seu time, assume o projeto no meio do caminho, desmotivando a pessoa para qual o trabalho fora designado;
3- Não se comunica: um dos maiores erros ao delegar é não se comunicar bem com a equipe. Deixar claro o que é esperado, ter paciência para ensinar e perguntar se o funcionário entendeu corretamente o que lhe foi proposto são questões fundamentais para garantir o sucesso da ação;
4- Falta de tempo para treinar a equipe: é mais fácil alegar que não encontra tempo na agenda do que parar e ensinar os colaboradores a como executar o trabalho da forma certa. Isso só fará com que você ganhe tempo e possa delegar outras atividades, assim, o trabalho fluirá com mais rapidez e eficácia.