Criada nos anos 60, na Universidade de Stanford, a Matriz SWOT – cuja sigla significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) – é uma ferramenta de estratégia muito utilizada por diferentes tipos de empresas e organizações.
Também conhecido como “Análise FOFA”, esse exercício consiste, basicamente, em perceber o maior número de itens para cada área (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), criando uma análise de ambiente completo, que pode ser habilmente implementado em qualquer processo de planejamento estratégico.
Para criar a sua, é preciso analisar com cuidado cada um dos quatro pontos:
I) Forças
São todos os elementos internos que trazem benefício para o empreendimento. Elas podem ser muitas, por isso é importante que foquemos nas mais importantes. Exemplos: localização privilegiada, união da equipe e bons relacionamentos.
Ao entender essas forças podemos criar um plano de ação que aperfeiçoe essas qualidades. Por exemplo, ao ter bons relacionamentos, uma boa estratégia pode ser segmentar projetos voltados especificamente para esse público.
II) Fraquezas
São todos os elementos internos que trazem malefícios para o empreendimento. Procure sair do lugar comum, como falta de dinheiro. Exemplos: equipe pouco qualificada, atraso no processo de entrega, tecnologia ultrapassada.
Tendo essas fraquezas claras, temos que pensar em soluções pra elas, como vender a estrutura ultrapassada para outra empresa, comprando uma adequada, talvez seja uma solução para uma das fraquezas listadas.
III) Oportunidades
São todas as situações externas que podem trazer vantagens para o empreendimento. Exemplos: acesso à uma nova tecnologia, surgimento de uma nova lei, ajudar uma concorrente.
Semelhantes aos nossos sonhos, embora as oportunidades não estejam totalmente em nosso controle, é preciso estar preparado e saber notá-las quando elas aparecem. No caso de uma nova lei que beneficie o negócio, seria importante criar um produto específico para atendê-la.
IV) Ameaças
São todas as situações externas que podem trazer desvantagens para o empreendimento. Exemplos: pirataria dos nossos produtos, novos concorrentes, pouca mão de obra especializada.
As ameaças representam o medo que enfrentamos ao gerir um negócio. Por isso, assim como fazemos com as oportunidades, também precisamos estar preparados, caso algum problema surja. Por exemplo, caso seu produto seja pirateado, uma forma de reverter isso seja criando estratégias que utilizem o marketing gratuito gerado.