Só quem já foi demitido consegue entender a gama de emoções sentidas ao passar por essa situação. Esses sentimentos podem envolver desde raiva e depressão até perda de confiança e vergonha (mesmo que não existam motivos reais para se sentir envergonhado).
Quando vemos um amigo ou parente passar por esse tipo de situação tendemos a consolar, mas buscar as palavras corretas pode ser um desafio e falar o que não se deve em uma situação assim pode piorar tudo.
Veja algumas dicas do que não dizer a alguém que acabou de perder o emprego e sinta-se mais seguro para dar o apoio e a força motivacional que a pessoa precisa neste momento. As orientações foram escritas pela Gerente de Comunicação Corporativa da Career Builder, Mary Lorenz.
“Não deixe isso lhe abalar”
Não se permitir sentir os sentimentos ruins que são aflorados em uma situação dessas faz com que esses sentimentos fiquem sufocados e não sejam superados. Algumas pessoas encaram a perda do emprego como uma espécie de luto (tomadas as devidas proporções). Se recolher, refletir, chorar, desabafar, todos são movimentos que auxiliam no processo de recuperação. Dê à pessoa algum tempo e espaço para se lamentar.
“Tudo acontece por alguma razão”
Usar frases feitas como essas ou culpar o destino ou Deus pela situação não vai auxiliar a recuperação de ninguém e pode soar como falta de interesse seu ou como um modo de minimizar o problema do outro.
“O que você fez?”
Todos estamos propensos a sermos dispensados em qualquer área profissional e dizer uma frase dessas só acaba por estabelecer que você pensa que a culpa pela dispensa é única e exclusiva do seu colega/familiar. Mesmo que a pessoa tenha, sim, cometido erros, ela falará sobre isso no momento em que se sentir preparada e para pessoas que realmente lhe inspirem confiança e amizade.
“Bem que eu queria ser despedido e ganhar os benefícios”
Esse tipo de brincadeira é de muito mau gosto para alguém que acabou de entrar em uma situação de instabilidade e insegurança. Deixa para brincar dessa forma quando tudo já estiver superado.
“Aqui vai meu conselho…”
Dê um tempo à pessoa antes de inundá-la com conselhos e estratégias. É necessário que ela se recomponha antes de partir para um recomeço. Fechar o ciclo anterior é importante para que na nova empreitada a pessoa tenha sucesso e segurança.
“Você está com medo?”
Não verbalize sentimentos ruins para não acrescentar uma dose extra de sofrimento e ansiedade em quem passa por essa situação. Provavelmente a pessoa está com medo e está triste e confusa, mas mesmo que ela não tenha percebido isso, sua pergunta pode incitar ainda mais este sentimento nela.
O que dizer
Em vez de todos os itens acima a melhor coisa a se fazer é demonstrar apoio e inspirar confiança. Diga apenas:
“Eu estou aqui para você”
Muitas vezes, a pessoa que acaba de ser despedida apenas precisa de alguém para ouvi-la e acalmá-la. Ela precisa perceber que não está só. Que essa fase é mesmo difícil, mas vai passar. Que ela tem todo o direito de se sentir triste e desanimada, mas que com o apoio das pessoas amadas em breve tudo isso terá sido superado.