Você sabe se comunicar adequadamente? Quando fazemos essa pergunta para nós mesmos a resposta costuma sempre ser positiva, principalmente se levamos em consideração nossa comunicação com quem temos afinidade. Mas, por incrível que pareça, o fato de conhecermos o interlocutor não torna a nossa comunicação melhor.
Pesquisadores da Escola de Negócios da Universidade de Chicago colocaram pessoas para falar de um determinado assunto com interlocutores conhecidos e desconhecidos e descobriu que as pessoas que se conheciam compreenderam menos o assunto do que as pessoas que tinham acabado de se conhecer. Isso porque as pessoas fazem suposições sobre o que os receptores conhecidos entendiam, presunções que não ousavam fazer com estranhos.
“A comunicação é uma habilidade real de liderança. Você simplesmente não pode se tornar um grande líder até que você se torne um grande comunicador. Grandes comunicadores inspirar as pessoas, criam uma conexão que é real, emocional e pessoal”, diz Travis Bradberry, autor do best-seller Emotional Intelligence 2.0 e cofundador da TalentSmart, consultoria que oferece testes e treinamentos de Inteligência Emocional.
Travis Bradberry escreveu um artigo para o site da Forbes, no qual aponta oito estratégias para potencializar a capacidade de comunicação dos profissionais. Confira:
Fale para grupos, mas pense individualmente
Como líder, muitas vezes você tem que falar para grupos de pessoas. Em uma pequena reunião de equipe ou em uma reunião com toda a empresa, você precisa desenvolver um nível de intimidade em sua abordagem que faça com que cada indivíduo na sala se sinta como se você estivesse falando diretamente com ele. O truque é eliminar a distração da multidão para que você possa entregar a sua mensagem, assim como você faria se estivesse falando com uma única pessoa. Você tem que ser emocionalmente genuíno e exalar os mesmos sentimentos, energia e atenção que você faria individualmente. A capacidade de conseguir isso é a marca de uma grande comunicação de liderança.
Fale para que as pessoas possam ouvir
Grandes comunicadores leem seu público (grupos e indivíduos) com cuidado para garantir que eles não estão desperdiçando seu fôlego em uma mensagem que as pessoas não estão preparadas para ouvir. Falar o que as pessoas vão ouvir significa que você ajusta a sua mensagem ao seu público. Quando sua fala leva as pessoas a fazer boas perguntas, você sabe que está no caminho certo.
Ouça o que as pessoas vão falar
Uma das tentações mais desastrosas para um líder é tratar a comunicação como uma rua de mão única. Quando você se comunica, você deve dar às pessoas uma ampla oportunidade de falar o que pensam. Se você achar que sempre terá a última palavra em conversas, então isso é algo que você precisa trabalhar. Quando alguém está falando com você, pare tudo e ouça plenamente até que a outra pessoa termine de falar. Enquanto estiver em uma chamada de telefone, não escreva um e-mail. Quando você se encontrar com alguém, feche a porta e sente-se perto da pessoa para que você possa se concentrar e ouvir. Comportamentos simples como estes irão ajudá-lo a permanecer no momento presente, pegar as pistas que a outra pessoa envia e deixar claro que você realmente vai ouvir o que ele ou ela está dizendo.
Conecte-se emocionalmente
Maya Angelou disse: “As pessoas vão esquecer o que você disse e fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir”. Como líder, sua comunicação é impotente se as pessoas não se conectarem com ela em um nível emocional. Isso é difícil para muitos líderes, porque eles sentem que, para isso, precisam projetar uma determinada persona. Para conectar-se com o seu povo emocionalmente, você precisa ser transparente. Seja humano. Mostre-lhes o que impulsiona você, com o que se preocupa, o que faz você sair da cama de manhã. Expresse esses sentimentos de forma aberta e crie uma ligação emocional com o seu povo.
Leia a linguagem corporal
A sua autoridade dificulta as pessoas de dizerem o que está realmente acontecendo em suas mentes. Não importa quão boa é sua relação com seus subordinados, você está enganando a si mesmo se acha que eles são tão abertos com você como são com seus pares. Sendo assim, você deve se tornar hábil em compreender as mensagens não ditas. A maior riqueza de informações reside na linguagem corporal das pessoas. O corpo se comunica sem parar e é uma fonte abundante de informações. Uma vez que você entrar em sintonia com a linguagem corporal, as mensagens se tornarão mais claras. Prestar atenção ao que não é dito como no que é dito fará você descobrir fatos e opiniões que as pessoas não estão dispostas a expressar diretamente.
Prepare a sua intenção
Existe um longo caminho de preparação para dizer o que você quer e causar o impacto pretendido. Sua comunicação será mais persuasiva e no ponto quando você preparar a sua intenção antes do tempo – definir um discurso, desenvolver uma compreensão que o foco de uma conversa precisa ter e como você vai fazer isso.
Fuja do jargão
O mundo dos negócios está cheio de jargões e metáforas que são inofensivos quando as pessoas podem se relacionar com eles. O problema é que a maioria dos líderes usam excessivamente o jargão e alienam seus subordinados e clientes com a sua “fala de negócios”. Use-os com moderação, se você deseja se conectar com o seu povo. Caso contrário, você vai ser visto como hipócrita.
Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é uma técnica simples que garante que as pessoas se sintam ouvidas, um componente essencial para uma boa comunicação. Para a prática da escuta ativa, passe mais tempo ouvindo do que falando; não responda a perguntas com perguntas; evite terminar frases de outras pessoas; concentre-se mais na outra pessoa do que em si mesmo; concentre-se no que as pessoas estão dizendo agora, não sobre os seus interesses; reformule o que a outra pessoa disse para que ela tenha certeza de que você a entendeu corretamente; pense no que você vai dizer depois que alguém tenha terminado de falar, não enquanto ele ou ela está falando; peça uma abundância de perguntas; nunca interrompa e não faça anotações.
Travis finaliza: “Você deve trabalhar de uma a três estratégias de cada vez para ter evolução. Se tentar assumir mais do que pode, não vai ver tanto progresso. Depois de se tornar eficaz em uma estratégia em particular, você poderá começar a se desenvolver em outra”.