Muita gente, no Brasil e exterior, ainda tem certa desconfiança na hora de realizar uma compra pela internet. Esta preocupação tem sentido se pensarmos que, em pleno ano de 2015, muitas empresas ainda apresentam problemas e geram muitas reclamações dos consumidores. Foi justamente pensando em criar um cenário mais honesto e competitivo para quem compra e vende pela internet, que o Procon de São Paulo investiu e criou um portal para listar as empresas considerados mais problemáticas e que devem ser evitadas pelo consumidor.
Esta “lista negra” já conta com quase 500 links de negócios com reclamações de quem tentou comprar algo pela internet. Porém, é importante ressaltar que muitos dos problemas ocorrem por falta de conhecimento e experiência de quem abriu um determinando negócio on-line. Itens como cadastros complicados, site fora do ar, extravio de pedidos, péssimo atendimento e taxas mal explicadas, por exemplo, causam desgaste e a desconfiança do consumidor.
Segundo o especialista e publicitário Thiago Cid, que também é CEO da startup CotaPrint, os sites já começam com falhas mesmo antes de serem publicados. “Muitos sites são pensados de uma maneira errada e por isso acabam prejudicando o consumidor com serviços mal formatados. Desse jeito, a entrega atrasa, os pedidos não são registrados direito e o conteúdo se perde, criando uma relação de desconfiança”, afirma Cid.
Thiago defende que ter boa estratégia na estruturação do site é até mais importante do que um alto investimento para fazê-lo. “É preciso, ainda, acompanhar de perto todo o processo, de compra até a entrega final, fazendo ajustes e correções. Sem falar que, também, é preciso avaliar, por meio da mensuração de acesso e navegabilidade no site, possíveis gaps que podem estar interferindo na finalização do processo de venda”, afirma o publicitário.
Em seu próprio site, Thiago Cid valoriza a experiência que o consumidor tem on-line através da liberdade de consumo. “A empresa só vai receber se o seu serviço realmente agradar os consumidores. É preciso estar muito mais atento às necessidades dos clientes para conquistá-los”, finaliza o CEO.
Dicas para conquistar a confiança dos consumidores na internet
Com base em todos estes parâmetros e acompanhando o que o mercado apresenta atualmente, é possível identificar quatro dicas para conquistar a confiança dos consumidores na internet. Confira:
1. Tenha um modelo de negócios bem claro
Faça um planejamento bem definido de como o site irá funcionar e ter retorno financeiro. Também é fundamental disponibilizar um meio para que o cliente desista da compra caso ele mude de ideia no meio do processo. Pense que condições de uso, multas e outras barreiras que não estão claras no site podem gerar dúvidas e, consequentemente, desconfiança.
2. Atendimento mais simples é uma ótima ideia
Ninguém gosta de enfrentar burocracia na vida e muito menos na internet, onde o ritmo de informações é muito veloz. Tenha um site objetivo e transparente.
3. Serviços grátis agradam o consumidor on-line
É fundamental ter uma estrutura por trás do site que ofereça gratuidade em alguns benefícios ao navegar pelo mesmo. Assim, o cliente sentirá mais confiança e menos preocupação ao visualizar seus produtos e serviços.
4. Faça uma autocrítica do site
Pense que sites de compra precisam estar sempre atualizados e seguindo as tendências de consumo e da própria internet, por isso, faça uma análise se realmente está oferecendo algo que transmita confiança ao consumidor. Valorize uma experiência mais agradável, simples e segura para quem entra no site para comprar ou conhecer mais sobre a empresa.