Gatilhos mentais são verdadeiras armas psicológicas utilizadas na estratégia de persuasão, principalmente, em ofertas de serviço ou produtos. Trata-se de um atalho utilizado pelo cérebro, que faz com que o indivíduo preste atenção em determinados aspectos e tome uma decisão.
O empresário eleito pela InfoMonay um dos mais influentes profissionais brasileiros em marketing digital, Erico Rocha, torna clara a maneira de utilizar gatilhos mentais a seu favor, na sua vida profissional. Ele explica em vídeo que um exemplo da técnica é o gatilho da procedência, afirmando que o que torna uma obra de arte mais valorizada que outra, por exemplo, é o fato de o cliente saber de onde veio o produto que você está oferecendo.
Para que você entenda melhor como funcionam os gatilhos mentais, elencamos dois tipos deles:
Gatilho mental da Autoridade
Você deve mostrar ao seu público que você é um especialista no assunto, agregando valor a si mesmo, alcançando a confiança dos clientes. Assim sendo, é importante construir conteúdos relevantes com foco na sua oferta, demonstrando que você é uma verdadeira autoridade no assunto.
Gatilho mental da Escassez
A escassez faz com que o cérebro aja de modo a acreditar que certos produtos ou serviços são de extrema necessidade e urgência. Um exemplo disso são as campanhas com séries especiais ou as promoções-relâmpago, que limitam o acesso e aumentam o valor percebido de um produto.
Utilizando os gatilhos de forma responsável e ética
Os gatilhos são poderosas ferramentas que devem ser utilizados de forma inteligente e responsável, pois nem a melhor técnica de persuasão fará alguém ter resultados de longo prazo se ela estiver vendendo mentiras e ludibriando os clientes. O que faz o empreendedorismo funcionar é a integridade, com o cumprimento das ações e promessa. Ao aplicar gatilhos de autoridade, escassez ou outros, o faça de maneira ética.