Embora possam existir características pessoais inatas de liderança, é possível que um profissional adquira, através de treinamento contínuo e autoconhecimento, as capacidades de liderança tão valorizadas pelas corporações. Seguem abaixo algumas características, atributos e qualidades que, segundo especialistas, são básicas para que um líder atue de maneira satisfatória.
Princípios éticos
Para contar com a colaboração de seu time, um líder deve apresentar não apenas atributos técnicos. Quanto mais ético for este profissional – seguindo valores como honestidade, respeito pelo trabalho e pelas pessoas independente de seu nível hierárquico – mais ele conquistará a parceria de seus colaboradores.
Clareza de objetivos e determinação
Se uma das principais funções do líder é literalmente guiar os seus subordinados, é fundamental que este seja capaz de enxergar os desafios de maneira objetiva, detectando objetivos claros e seguindo em direção a eles de forma determinada. Esta atitude tende a gerar a confiança e a admiração, além de promover o sentimento de maior segurança para a equipe.
Visão ampla
Um bom líder precisa conseguir observar um mesmo problema ou situação de diferentes pontos de vista e, ainda, projetar diferentes cenários e possibilidades de resolução. Esta visão diferenciada permite que o lide enxergue mais longe, o que motiva a equipe.
Disciplina
O líder deve ser um exemplo de disciplina. Isso não significa criar e seguir uma série de regras rígidas, mas avançar na direção dos objetivos traçados cuidando de todos os passos, com coerência e energia, de olho no sucesso de cada projeto.
Capacidade de impor limites
Diante da complexidade dos trabalhos e das relações humanas dentro das organizações, o líder precisa ser apto a dizer não, impondo limites aos seus superiores, colegas de trabalho e colaboradores. O maior desafio é ter esta atitude de forma assertiva, educada, ética e produtiva.
Criatividade
A tendência de seguir fórmulas prontas é o oposto do que as empresas contemporâneas necessitam, principalmente quando falamos de um líder. Por isso a criatividade é tão importante: ela permite encontrar soluções e saídas fora do convencional, inclusive auxiliando nos processos de inovação.
Carisma
Um líder carismático é aquele que consegue aliar os seus recursos técnicos com seu relacionamento interpessoal, gerando uma grande capacidade de empatia. Os colaboradores conseguem enxerga-lo em sua humanidade e tendem a colaborar mais facilmente com ele.