Home > Sem categoria > Saiba mais sobre a profissão de radialista e seu trabalho em meios de comunicação

Saiba mais sobre a profissão de radialista e seu trabalho em meios de comunicação

Especializados na difusão de informações, os profissionais da área podem atuar na direção, roteiro, criação, apresentação e locução de programas de rádio e TV

Depositphoto Além do rádio, o profissional da área pode atuar em outros meios de comunicação audiovisuais.

Originalmente comemorado em 21 de setembro, o dia do radialista foi transferido para 7 de novembro por conta de um decreto assinado pelo ex-presidente Lula, no intuito de homenagear o locutor, cantor e compositor Ary Barroso. A data antiga fazia referência ao decreto de regulamentação do salário mínimo da profissão, concedido por Getúlio Vargas.

O radialista é o profissional especializado em meios de comunicação, como o rádio e a televisão. Entre suas funções principais, podemos citar direção, roteiro, projetos, criação, e muitas outras, sendo a locução a mais comum. Assim, o profissional tem quatro opções de mercado para atuar: a indústria da cultura (em rádios e televisões comerciais); o universo institucional e do terceiro setor; a área de multimeios e audiovisual digital; a pesquisa científica e a docência.

Outro meio importante que se tornou uma grande opção na área é a internet. Com o desenvolvimento e a democratização da web, a demanda por radialistas cresceu, principalmente por conta da mudança de comportamento do consumidor quanto a produtos audiovisuais. Atualmente existem produtoras, canais de TV e web-rádios especializados em programas e séries difundidos exclusivamente no ambiente virtual.

Entre as características necessárias para os interessados em seguir a carreira, ser comunicativo é a principal. A capacidade de trabalhar em equipe e produzir sob pressão também é importante, além do apreço pela leitura, pela pesquisa, o conhecimento pleno da língua portuguesa e a boa dicção.

Apesar de o cenário estar mudando, as principais oportunidades de emprego ainda se encontram nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde estão concentradas a maioria das emissoras de rádio e televisão, além de grandes produtoras audiovisuais.

Para o exercício da profissão de radialista, é necessário que o profissional tenha o DTR, registro da área. Para obtenção do certificado é necessário que o indivíduo tenha o ensino médio completo e faça o curso de técnico em radialismo ou que ele seja graduado no curso superior de Rádio e TV, com duração de quatro anos. O estudante desta área adquire conhecimentos em sonoplastia, operação, edição, produção e roteiros.

 

Matérias Relacionadas