O interesse pela carreira pública tem aumentado cada vez mais entre os brasileiros. Segundo estudo da Agência Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público (Anpac), atualmente são mais de 12 milhões interessados em vagas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. Se você faz parte deste grupo, uma boa dica para direcionar e intensificar os estudos são os cursos preparatórios.
Para enfrentar a forte concorrência é preciso determinação, disciplina e dedicação total. Na jornada rumo ao almejado cargo público, todos os esforços voltados para a preparação são válidos. Os cursos preparatórios são excelentes para sistematizar os estudos, diminuindo o trabalho de organizar assuntos, conteúdos e metas.
Além disso, os cursos, de maneira geral, contam com bons professores e oferecem cronogramas completos, material de estudo específico, pesquisa de temas e questões referentes às provas, dicas e macetes. Outra vantagem é que o aluno conta com a disciplina dos horários pré-estabelecidos, que facilita o cumprimento do planejamento de estudo, e um local apropriado para estudar.
Normalmente, as turmas em cursos preparatórios têm um perfil heterogêneo, com alunos iniciando a preparação e concurseiros já adiantados. Por este motivo, as aulas costumam adotar um padrão médio. Para estudantes mais preparados a dica é não diminuir o ritmo e aproveitar a oportunidade para rever e reforçar conteúdos. Os que estão iniciando, caso tenham dificuldade em acompanhar, podem buscar turmas especiais ou aulas de reforço, se necessário.
Para quem decidir pelos cursos preparatórios, é importante levar em consideração alguns tópicos antes de escolher a escola, como a equipe de professores, metodologia e estrutura do lugar. Também é fundamental ter em mente que o curso não anula a necessidade de uma rotina de estudos em casa, uma vez que os temas e conteúdos na maioria dos casos costumam ser extensos e complexos.