Todos os dias surgem novas empresas no mercado, com diferentes negócios e propósitos. Essa concorrência cada vez maior vem tornando a pesquisa de mercado um item imprescindível para quem quer se destacar frente às concorrentes, lucrar e, também, agradar o público.
Apesar de comum, esse tipo de avaliação ainda desperta muitas dúvidas. Isso porque, muitas organizações não sabem como elaborar uma pesquisa de mercado e nem o motivo de utilizá-la efetivamente. Existem duas principais razões para a adoção dessa prática: a descoberta de uma nova oportunidade de mercado e a medição do efeito de suas ações mercadológicas.
O processo de pesquisa de mercado consiste, basicamente, na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa – definição de amostra, tipo de pesquisa –, coleta de informações, análise das informações – tabular e avaliar.
Esses resultados poderão ser utilizados tanto para criar um plano de negócios – de ação, de estratégia ou de marketing – quanto para medir o sucesso de seu planejamento atual. Por isso, uma pesquisa mal feita pode levar o negócio na direção errada e, consequentemente, a perdas.
Para entender como fazer uma pesquisa de mercado, é possível seguir alguns modelos, dicas e itens básicos. Para começar, não utilize perguntas constrangedoras, não force o entrevistado a usar a memória de longas datas ou a fazer cálculos. O questionário deve ser simples, direto e objetivo. Confira abaixo alguns modelos:
Métodos quantitativos e qualitativos
Durante a pesquisa, você poderá usar dois tipos de métodos: quantitativos e qualitativos. O primeiro, emprega análise matemática e exige uma grande amostragem de dados.
Já no segundo caso, se busca mais conteúdo, portanto se analisam também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Exemplos deste tipo são os grupos focais. Nesse tipo de metodologia, é possível usar métodos de entrevista para aprender com as opiniões dos clientes e conhecer seus valores e suas crenças.
Técnicas de observação
Nesse método o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente – apenas uma vez – ou por determinados períodos. Exemplos são a análise do uso de produtos no mercado.
Modelo de pesquisa primária (qualitativa e quantitativa)
Com o objetivo de coletar informações sobre seus resultados de vendas de suas ações de marketing, essa pesquisa primária – refere-se a dados coletados diretamente dos próprios participantes – também avalia o plano de seus concorrentes, buscando dar mais informações sobre suas ações. Os métodos de coleta de informações da pesquisa primária podem incluir:
• Entrevistas (por telefone ou pessoalmente);
• Pesquisas (online ou pelo correio);
• Questionários (online ou pelo correio) – perguntas diretas e objetivas (quantitativas);
• Grupos focais reunindo uma amostra de potenciais consumidores ou clientes, para receber feedback direto sobre um produto ou serviço.
Algumas questões importantes (qualitativas) ainda podem ser incluídas nessa pesquisa, por exemplo:
• Que fatores você considera ao comprar este produto ou serviço?
• O que você gostou e o que não gostou sobre produtos ou serviços atuais existentes no mercado?
• Quais áreas você sugere melhorar na empresa?