Afinal, brainstorming… o que é? Traduzindo do inglês, literalmente brainstorming significa “tempestade cerebral” ou de “ideias”. É uma atividade desenvolvida para testar e explorar de forma mais abrangente os potenciais dos indivíduos para a criatividade, tanto individual quanto em equipe.
As técnicas de brainstorming têm diversas aplicações, mais frequentemente utilizadas no desenvolvimento de novos produtos ou melhoramento de produtos existentes, desenvolvimento de novas campanhas de publicidade, busca de soluções alternativas para resolução de problemas, identificação de novas formas para melhorar processos comerciais e de produção, entre outras aplicações.
A técnica de brainstorming é dividida em três níveis: o primeiro é encontrar os fatos para definição do problema, o segundo é a geração da ideia, e o terceiro é a busca pela solução, avaliando e selecionando as melhores ideias.
Apesar de ter esse nome, existem algumas regras que colocam uma dose de razão nesta atividade. A mais importante delas é a rejeição de críticas durante a aplicação da técnica, pois pode causar inibição dos indivíduos e bloquear ideias possivelmente incomuns, porém eficazes. A criatividade é sempre bem vinda, e quanto mais ideias, melhor. Isso encoraja os participantes a sugerirem qualquer coisa que lhes venha à mente, abstendo-se de preconceitos e inibições. Outro princípio do brainstorming é de que quantidade gera qualidade: quanto mais ideias forem sendo lançadas durante a atividade, maior a possibilidade de se encontrar uma ideia que seja viável para solucionar o problema.
Para ajudar na elaboração de soluções alternativas, o ideal é que haja a definição do problema para que os participantes conheçam o propósito do brainstorming, os objetivos. É indicado também que o ambiente seja agradável, que proporcione ao indivíduo o conforto necessário para que este – o ambiente – não atrapalhe o processo. Alguns profissionais realizam a atividade fora do ambiente de trabalho, a fim de buscar mais inspiração, relaxamento, bom humor, sem censura ou conflitos entre os participantes.