Talvez você já saiba o que é branding: um termo comumente usado em nosso vocabulário hoje, em especial pelos publicitários e marketeiros, pois está relacionado à identidade visual que representa a essência de uma empresa, serviço ou produto. É o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca que visa o seu fortalecimento ante o público-alvo.
Agora e o que é co-branding? Partindo da definição acima fica mais fácil entender. O co-branding é o nome dado a uma estratégia de associação entre duas ou mais marcas distintas e reconhecidas no mercado, para se diferenciarem frente à concorrência e oferecerem ao consumidor uma ação, produto ou serviço com maior valor agregado. Esta estratégia tem sido bastante utilizada, já que novas oportunidades e públicos podem ser explorados.
Confira abaixo alguns exemplos de co-branding que deram certo no mercado!
• Omo e Comfort – as duas marcas desenvolveram o sabão em pó com um toque do amaciante de roupas;
• Surf e Fofo – outro exemplo de junção de sabão em pó com amaciante;
• Ferrari e Acer – a patrocinadora da equipe de Fórmula 1 desenvolveu uma linha de notebooks inspirados na alta tecnologia dos veículos, utilizando fibra de carbono e design inovador;
• Converse e Missioni – união do modelo de tênis All Star com a famosa estampa em zigue zague resultou num produto de sucesso;
• Motorola e Ferrari – criação de um celular com detalhes em vermelho-ferrari e logo da marca;
• Bob’s e Ovomaltine – a mistura do milkshake com o composto de leite, cacau e malte.
Entretanto, para que essa estratégia leve o produto ou serviço ao sucesso, é necessário haver interesses em comum entre as marcas, e isso é obtido através de análises detalhadas das qualidades, diferenciações e pontos fortes e fracos das marcas envolvidas.