Muitas marcas estão apostando no marketing de conteúdo para se aproximar do público-alvo e sair na frente dos concorrentes. Mas o que é esse tipo de marketing? Diferente das publicidades veiculadas em mídias tradicionais como televisão, rádio, jornais e revistas, o marketing de conteúdo é voltado para a web. As marcas criam conteúdos informativos sobre o produto e abrem espaço para o consumidor dar a sua opinião. Essa interação com o público gera uma repercussão e um retorno maior para a empresa, porque as pessoas sentem mais confiança em adquirir um produto que já foi bem avaliado por outros compradores.
Podemos encontrar o marketing de conteúdo em redes sociais, vídeos, infográficos, blogs e artigos. A comunicação é voltada diretamente para o público alvo. Se a marca procura por jovens descontraídos, ela aposta nessa linguagem para interagir com ele, dessa maneira o usuário terá mais interesse em se informar pelo produto e experimentá-lo, podendo se tornar um cliente fiel e indica-lo para outras pessoas.
As empresas estão percebendo essa mudança do consumidor que procura por informações e críticas sobre o produto antes de comprá-lo, e ao invés de apenas lançar uma campanha, a marca vai além e enche o consumidor de informações, que retribui a atenção tornando-se um cliente fiel da marca. Essa estratégia passa mais confiança para o consumidor que não se sente enganado pela publicidade.
Para o marketing de conteúdo dar certo é necessário fazer um planejamento estratégico. Dentro desse plano tem que ser incluído qual o seu segmento e o público alvo que quer focar, onde ele se encontra e o tipo de linguagem que será usada para atrair esse tipo de consumidor. O conteúdo deve ter informações úteis e que realmente interessam. Procure saber quais os assuntos que o público gosta, para conseguir uma ligação mais próxima.
Ao finalizar, explore diversos canais para divulgar a informação, principalmente em mídias sociais, pois além de ampliar o “boca a boca”, ela é muito mais rápida para compartilhar as informações. Os canais mais utilizados para o marketing de conteúdo são os blogs, vídeos, infográficos, email marketing, eBooks e as mídias sociais, como o facebook, twitter e linkedin, e o webinários, que são palestras online em que os telespectadores podem fazer perguntas.
Abrir canais de comunicação entre a empresa e o consumidor também pode fazer parte da estratégia, algumas empresas criam plataformas para que os clientes formem tópicos e comunidades para sugerir melhorias no produto e no serviço. Ao permitir que as pessoas comentem sobre o seu produto a empresa consegue se conectar ainda mais com seu cliente.