Quem está pensando em se aperfeiçoar na área acadêmica com um doutorado ou mesmo pós-doutorado, certamente já pensou em como seria estudar e viver em outro país durante esta fase da vida. Ter acesso a outro tipo de conhecimento, metodologias, visitar pontos turísticos incríveis… Estudar fora do país é uma experiência incrível e marcante, basta perguntar para quem já fez as malas e passou uma ou mais temporadas na Europa, Ásia ou América do Norte.
A boa notícia para quem tem o mesmo pensamento é que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de anunciar o lançamento de um programa de cooperação (PROBALI I e II) com a Alemanha para concessão de bolsas de doutorado e pós-doutorado em um dos países mais desenvolvidos de todo o mundo.
A iniciativa tem como propósito movimentar positivamente o intercâmbio no campo das ciências entre os profissionais brasileiros e alemães. O projeto irá selecionar 10 pesquisas (independente da área) de estudantes ou pesquisadores brasileiros e alemães, sendo a coordenação sob responsabilidade de um professor do Brasil.
Bolsas de doutorado e pós-doutorado na Alemanha
Os selecionados dentro do programa de bolsas de estudo para doutorado receberão um valor de 1.300 euros mensais. Para pós-doutorado, esta bolsa sobe para 2.100 euros por mês. Também há previsão de um valor de 10.000 euros anuais para cobrir despesas relacionadas ao projeto em si.
Quem tiver interesse deve inscrever um ou mais projetos até o dia 07 de dezembro de 2015, sendo que a lista de aprovados será divulgada em março do ano que vem. Confira aqui o edital.