O termo MBA (Master in Business Administration) nasceu nos Estados Unidos e significa Mestre em Administração de Negócios. Basicamente, ele é um curso de formação de executivos na área de administração, em carreiras como de Marketing, Finanças, Logística, Recursos Humanos e Contabilidade.
Apesar do nome, o MBA não é um mestrado. No Brasil ele é considerado um curso de especialização latu sensu, porque é voltado para a prática profissional. Quem pode fazer MBA são profissionais que já estão no mercado e que querem melhorar seus conhecimentos nas áreas de gestão e negócios, para se formarem executivos.
Para entrar no curso, o profissional deve passar por testes de habilidades lógicas, conhecimento de mercado, inglês e análise da experiência profissional (em média é exigida experiência mínima de três anos como gestor). Além disso, o aluno é submetido a uma entrevista de admissão.
Não há dúvidas que um MBA feito fora do país agrega muito mais pontos ao profissional. Atualmente, o Harvard Business School dos Estados Unidos é considerado o melhor. Porém, no Brasil também há boas escolas que possuem acreditação internacional de entidades como AACSB (Estados Unidos), Equis-EFMD (Bélgica) e Amba (Reino Unido).
Além do preço, outra vantagem é a possibilidade de não interromper temporariamente a carreira para dedicar-se aos estudos, algo que muitas escolas estrangeiras exigem. Normalmente o MBA dura entre 18 e 24 meses e custa a partir de R$ 20 mil por ano.
E como os cursos de MBA não são fiscalizados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na hora de escolher é possível consultar se a instituição pertence à Associação Nacional de MBA (Anamba), entidade que reúne algumas das principais escolas de negócios do Brasil e visa estabelecer padrões mínimos de qualidade para os cursos.
Entre as exigências da Anamba, que devem servir de referência, está a de que o curso de MBA tenha carga horária mínima de 480 horas/aula, sendo 75% do tempo destinado a uma lista de 13 disciplinas técnicas, que incluem temas como ética, sustentabilidade, finanças, economia e marketing.