O marketing é um processo que tem como objetivo satisfazer as necessidades das partes envolvidas por meio de trocas e também pode ser caracterizado por um processo de planejamento e execução desses meios que buscam entender o mercado, levando as empresas a estarem mais próximas de seus clientes.
Por ser uma área muito ampla, as técnicas se dividem em diferentes tipos de marketing que se adequam às necessidades de cada empresa, área de atuação, ramo do negócio, tamanho, entre outros fatores. Os tipos de marketing mais comuns são:
• Marketing direto – é um sistema interativo que usa uma ou mais mídias de propaganda para atingir uma grande massa e obter uma resposta mensurável. É usado geralmente para conseguir-se uma relação personalizada com o cliente, de forma a conhece-los o suficiente para oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados.
• Marketing indireto – é uma forma de inserir mensagens publicitárias sobre determinado bem ou serviço oferecido pela empresa, mas de forma sutil, em conteúdos de programas televisivos, filmes, revistas, jogos, programas de rádio, eventos, ou seja, por meios em que a mensagem não pode ser rejeitada.
• Marketing social – é aquele pelo qual as organizações divulgam seu apoio à projetos sociais, com a intenção de criar uma imagem positiva da empresa e persuadir determinados públicos-alvo para que deliberadamente acatem o que a publicidade incita.
• Endomarketing – sua tradução direta denota que o marketing é voltado “para dentro”, ou seja, o objetivo é atingir o público ou o ambiente interno de uma organização a fim de treinar e motivar os colaboradores de forma efetiva, para estarem de acordo com os valores da empresa e proporcionar a satisfação dos clientes.
• Marketing ambiental – também conhecido como “ecomarketing”, é aquele que tem suas ações voltadas às causas ambientais, e cujos estudos estão relacionados aos aspectos positivos e negativos do marketing ligados à poluição e ao esgotamento de recursos não renováveis.
• Marketing viral – é aquele cujas técnicas tentam explorar redes de contatos, seja através do boca a boca ou meio digital, e incitar as pessoas a passarem para frente a informação recebida. Quando bem elaborado, o marketing viral consegue conquistar o público-alvo fazendo-o a compartilhar a iniciativa da marca ou empresa com outros, de forma contagiosa.