Criada em 1970 para a consultoria empresarial americana Boston Group Consulting, a chamada Matriz BCG tem como principal função possibilitar a análise de um portfólio de produtos ou de unidades de negócios partindo do conceito de ciclo de vida do produto.
De forma simplificada, esta representação gráfica auxilia os gestores a verificar e planejar seus avanços, entenderem a atual situação de um produto ou negócio e as ameaças internas e externas que podem dificultar este caminho.
A Matriz BCG pode também ajudar na alocação de recursos, já que explicita as necessidades de diferentes unidades de negócios e, também, quais são os pontos críticos a serem abordados com mais cuidado. Outra função da Matriz BCG é demonstrar como diferentes produtos ou unidades de negócio de uma mesma empresa podem se comportar a médio e longo prazo.
Outra dimensão passível de análise através da Matriz BCG é a que compara a participação da empresa com a de seu principal concorrente. Vale ressaltar que, mesmo tendo sido criada décadas atrás, o formato da Matriz BCG continua bastante coerente com as necessidades da maioria das corporações e, por isso, ainda é utilizada em larga escala.
Em seu formato clássico, a Matriz BCG apresenta quatro quadrantes, no qual são inseridas as seguintes informações:
Quadrante “Em questionamento”
Também é chamado de quadrante “ponto de interrogação”. Neste quadrante são colocados os produtos que ainda estão sendo questionados quanto à sua viabilidade e necessitando de um considerável investimento.
Quadrante “Estrela”
Neste quadrante encontram-se os produtos que, ainda que necessitem de grande investimento, já são consolidados no mercado – muitas vezes ocupando, até, a posição de líderes. Uma correta manutenção e evolução pode transformar estes produtos em “vacas leiteiras”
Quadrante “Vaca Leiteira”
Este quadrante é dedicado a produtos e unidades de negócios que apresentem receitas e bons resultados, necessitando de pouco investimento. Os produtos presentes aqui são muitas vezes considerados a base da empresa.
Quadrante “Abacaxi”
São os produtos que causam prejuízo e que podem ser encarados como verdadeiros problemas. O investimento para a recuperação destes itens deve ser examinado com cuidado. Percebendo-se grandes dificuldades, é melhor desistir deste produto.
Gestores que utilizam a Matriz BCG afirmam que um de seus principais atrativos é o fato dela permitir uma análise global, indicando várias possibilidades de estratégias ao invés de fechar em apenas uma opção de resolução de problemas.