O marketing é uma área muito vasta dentro dos negócios e extremamente importante para a sobrevivência da empresa e para geração de seus lucros, pois é através dela que a empresa se torna conhecida do público, conquista a sua atenção e interesse, provocando a ação de compra e, por fim, a satisfação pós-compra.
Para ficar mais claro, vamos definir ferramentas como “meios essenciais usados para se alcançar um objetivo”. Se o seu objetivo de marketing é aumentar a venda de um determinado produto, quais as ferramentas que você irá utilizar para conseguir concluir essa tarefa?
O marketing é tão vasto que existem cursos superiores e de especializações focados em algumas de suas ferramentas. A publicidade é apenas uma das ferramentas do que é o marketing, assim como a propaganda, as relações públicas, a comunicação, a assessoria de imprensa, o marketing digital, a promoção (que tem a ver com promover em um sentido amplo, não engloba somente descontos do valor do produto ou serviço) e a praça (local onde seus produtos e serviços estão disponíveis para consumo).
Portanto, uma boa estratégia de marketing possui um combinado de várias ferramentas para que o objetivo seja alcançado de forma completa, atingindo o maior número de pessoas possível.
Definido por Philip Kotler, o pai do marketing mundial, as principais ferramentas do marketing receberam uma nomenclatura especial: os 4Ps. São eles o Preço, a Praça, o Produto e a Promoção, que permitem uma divisão de áreas dentro da empresa para o melhor gerenciamento corporativo. Conheça mais sobre eles:
Produto: inclui toda a gama de ofertas possíveis ao mercado, incluindo serviços, variedade de produtos, qualidade, design, posicionamento, embalagem e etc.
Preço: é o que é dado em troca para adquirir um produto ou serviço. Expresso em unidades monetárias, ele representa o valor que é pago pelo consumidor. Deve ser calculado tendo em vista seu público, posicionamento, custo de produção, administrativo e demais custos. Também se considera possíveis descontos, prazos e condições de financiamento.
Promoção: refere-se ao composto de elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda, promoção de vendas, relações públicas e outros.
Praça: é o local onde se realizam as trocas entre os produtores e consumidores. Envolve a logística e a distribuição, que tornam o produto acessível aos consumidores. Considera-se os canais, estoques, coberturas, transportes entre outros.