Todo empreendimento tem uma identidade. E não estamos falando apenas de um nome ou uma determinada área de atuação, mas de uma forma de estar no mercado e na sociedade, de agir a partir de certos valores, de atingir metas a partir de métodos transparentes. Este conjunto de ações e a forma como são comunicadas ao público e aos funcionários, acaba por formar a identidade corporativa de uma empresa.
A identidade corporativa é muito importante, principalmente quando o assunto é conquistar e manter a confiança tanto de consumidores finais, quanto de investidores. Por isso, aspectos como ética, transparência, competência para lidar com questões burocráticas e jurídicas, além de saúde financeira são pontos que precisam estar sempre bem alinhados. Em caso de existir alguma crise, é importante que o mercado seja devidamente informado, como forma de demonstrar respeito e evitar arranhões ainda maiores na identidade corporativa.
Todos estes cuidados demonstram o quanto uma identidade corporativa, mesmo que bem trabalhada e cuidada ao longo de décadas, pode ser denegrida com certa facilidade se não existirem profissionais aptos para lidar com a comunicação em diversos níveis. Aliás, manter e consolidar uma boa imagem corporativa é um dos principais objetivos – e também um dos maiores desafios – dos profissionais que trabalham nos setores de comunicação das organizações.
Uma identidade corporativa que já alcançou certo grau de complexidade e sofisticação é capaz de trazer ganhos concretos aos empreendedores, principalmente se ocorre uma venda ou fusão: quanto mais valiosa é a marca e a identidade corporativa, mais valiosa se torna a própria empresa.
Atualmente, para chegar a este patamar as organizações também precisam se posicionar socialmente, deixando claro que sua atuação é benéfica ao desenvolvimento sustentável. Construir uma imagem corporativa vai muito além de criar uma imagem e propaga-la, é necessário gerar práticas verdadeiras, de dentro para fora, em um constante processo de amadurecimento corporativo.