Um dos princípios básicos do marketing são os 4P´s, fundamentais para os empreendedores que querem abrir uma empresa e precisam conhecer melhor o seu público alvo e qual a melhor forma de atingi-lo. Também conhecido como “Mix de Marketing” os 4P´s são estratégias de preço, praça, produto e promoção.
Os 4 P’s do marketing também ajudam a empresa no reconhecimento do mercado no qual quer atuar e se vale a pena investir ou não, por isso é preciso conhecer o significado de cada P:
Preço: Refere-se ao valor comercializado do produto ou serviço. Antes de estipular um preço é preciso saber qual será o custo para produzir o produto, qual o perfil do consumidor e analisar o preço da concorrência. Após colocar todos os valores na ponta do lápis é que será definido o valor a ser cobrado.
Praça: é o local onde será vendido o produto ou serviço e como ele chegará às mãos do consumidor. Além de pensar nos canais de distribuição, também é preciso levar em conta a parte da logística da empresa, onde o produto será armazenado, como chegará até o local e a forma de distribuição. Também é preciso analisar se o ponto de venda atende o seu público-alvo.
Produto: Definir qual será o carro-chefe da empresa, o nome do produto, cores, design, qual sua função e se haverá mais de um tipo de produto. Também é preciso especificar sobre a garantia, validade, instalação e pós-venda.
Promoção: Está ligado diretamente com o marketing e comunicação da empresa, o objetivo é planejar a estratégia de divulgação do produto, como chamar a atenção do público alvo. Essas ações envolvem publicidade tanto online como nas redes sociais ou propagandas na internet, quanto anúncio em jornais, revistas, rádio e folders.
Após estudar cada item dos 4 P´s o empreendedor terá mais segurança em abrir um novo negócio e será mais fácil administrar a empresa seguindo o planejamento a risca.