A flexibilidade e a sensibilidade são as principais características a serem desenvolvidas por um gestor dentro da liderança situacional. A adaptação para cada situação e, principalmente, ao nível de maturidade de cada membro da equipe são a chave para este tipo de liderança, celebrada por especialistas como uma das principais tendências em gestão de pessoas.
A sensibilidade é importante porque será através dela que o líder conseguirá compreender as singularidades de seus funcionários. Este gestor precisará compreender não apenas as características de cada um deles como também o momento que vivem dentro da organização. Existem técnicas para apurar este olhar, mas serão as capacidades pessoais e as habilidades de gestão dos líderes as principais ferramentas para que a liderança situacional seja bem sucedida.
Será necessário também que o gestor entenda a maturidade de cada funcionário. Isso significa ter clareza sobre o nível individual em relação às tarefas que realizadas e, também, no que se refere a outras atividades mais sutis, como o trabalho em equipe. Até a maturidade emocional deve ser levada em conta.
Basicamente, o líder situacional precisará saber o que fazer pessoa a pessoa, caso a caso. Um estagiário iniciando na empresa pode necessitar de um líder mais encorajador e brando, enquanto um gerente mais experiente, em um momento de tensão, irá necessitar de um líder mais enérgico e assertivo.
Um mesmo funcionário pode necessitar de diferentes tipos de liderança em diferentes situações. Por exemplo, um executivo que passa a assumir um novo cargo estará em um grau baixo de maturidade para as suas novas tarefas, mesmo sendo um profissional experiente. Assim, nesta situação específica, ele precisará de uma liderança completamente distinta da que tinha no cargo anterior.
A visão de um líder situacional precisa ser bastante ampla, assim como o repertório para compreender, criar empatia e inspirar em uma quantidade imensa de contextos. Um desafio e tanto que pode ser compensando com o bom desenvolvimento da equipe e da organização.