Você pode não saber o que é Home Broker, mas certamente já deve ter visto através da mídia aquela cena típica em uma bolsa de valores com mil papéis voando e corretores em ritmo frenético ao telefone. Pois bem, esta situação mudou um pouco graças ao home broker, que é um sistema que possibilita a negociação de ações e outros ativos financeiros diretamente através da internet.
Implantado em 1999, a plataforma tem como objetivo principal facilitar o acesso ao mercado acionário e permitir que cada vez mais pessoas façam parte dele, de forma simples e eficiente. Hoje é possível fazer uma operação bem mais rápida e ainda gastando menos.
Porém, antigamente os custos eram maiores. Antes era necessário enviar ordens através das mesas de operações, mas hoje existem outras maneiras, como por exemplo, as plataformas online. Por isso, o home broker atrelado ao aumento da oferta de produtos e da livre concorrência, fez com que os custos de operação caíssem bastante.
E para escolher um bom home broker, o primeiro passo é verificar se ele traz uma combinação de estabilidade do sistema, bom atendimento e preço. Depois disso, basta fazer um cadastro em alguma corretora que seja cadastrada na bolsa, os dados podem ser pesquisados através do site da BMFBovespa.
Antes esse sistema era restrito aos mercados de ações e opções, mas hoje permite a operação de fundos de investimento, títulos públicos e contratos futuros. Entre as vantagens dessa plataforma estão a abertura de conta menos burocrática e o fato do investidor poder acompanhar, no mesmo ambiente virtual, a sua carteira de ações, as cotações, notícias e análises sobre o mercado. Também é possível programar ordens de compra e venda, até mesmo fora do horário do pregão, e receber a confirmação da ordem executada com maior rapidez.
Entretanto, o home broker não oferece só praticidade e taxas de corretagem mais baixas. Como todos os riscos que há no mercado de ações, esse sistema – pelo fato de ser online – tem como desvantagem ser suscetível às oscilações da internet. Por isso, é bom escolher uma plataforma rápida de atualização e que não saia do ar constantemente. Já que alguns minutos podem ser decisivos para fechar ou não um investimento.
Vale lembrar que o home broker é mais aconselhável para quem já conhece o mercado financeiro e entende sua dinâmica. Caso não tenha tempo nem conhecimento, o melhor é entrar em um fundo de ações e deixar que um gestor profissional tome decisões em seu lugar.