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"Quero trabalhar em casa": como melhorar minha produtividade fazendo home office?

iStock / Getty Images Plus / dragana991 Para que o trabalho home office seja produtivo, é necessário que o profissional tenha uma rotina de produção e organize suas demandas.

Apostar no home office é uma excelente alternativa para empregadores e colaboradores: ao mesmo tempo que traz a possibilidade de reduzir alguns custos empresariais, o profissional deixa de enfrentar uma rotina de trânsito, transporte público e formalidade. Antes de afirmar “quero trabalhar em casa”, porém, é essencial ter em mente que esta modalidade também traz muitos desafios, sobretudo no que diz respeito a apresentar uma boa produtividade.

O cansaço físico e mental associado ao deslocamento entre trabalho e casa é um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais, especialmente em grandes cidades. A possibilidade de trabalhar de casa elimina este problema, e a tendência é que o colaborador se mostre mais disposto e produtivo ao longo do dia. Por outro lado, a flexibilidade de estar no conforto do lar pode fazer com que o profissional se entregue às distrações e não consiga atender às demandas.

Para que o trabalho home office seja produtivo e vantajoso para todos, portanto, é necessário que cada indivíduo encontre um ponto de equilíbrio entre as obrigações profissionais e a vida pessoal, criando uma rotina diária de produção mesmo em casa. Além disso, é importante saber administrar o tempo e ter organização para não se perder em meio aos prazos e demandas.

Home office: dicas para melhorar a produtividade

Estabeleça uma rotina

Por mais que você esteja no conforto de casa, é importante estabelecer uma rotina profissional. Encontre o horário do dia em que você funciona melhor e defina uma agenda de tarefas que fazem parte do cotidiano do seu trabalho (incluindo uma pausa para o almoço). Os horários podem ser flexíveis, mas é importante manter a assiduidade na execução das demandas.

Defina seu horário de trabalho

Jamais deixe que as 24 horas do seu dia sejam dedicadas ao trabalho: assim como no escritório chega um momento em que você desliga o computador e vai embora, no home office também é preciso saber a hora de parar e se dedicar aos assuntos pessoais e à diversão. Por isso, defina um horário de expediente e faça o possível para cumpri-lo.

Proteja-se do barulho e de distrações

Evite distrações como a televisão, um passeio no meio do expediente e o abuso das redes sociais. Caso você tenha que lidar com telefonemas ou videoconferências, tenha a certeza de que filhos ou animais domésticos não atrapalharão este momento.

Teste o método Pomodoro

A técnica Pomodoro consiste em dividir seu tempo em blocos, chamados pomodoros. Cada pomodoro tem 25 minutos de duração, em que você deve se dedicar a uma tarefa, sem fazer pausas ou se entregar a distrações. Ao final desse tempo, faça uma pausa de cinco minutos. A cada quatro pomodoros, você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Este é um método muito eficiente para quem precisa manter o foco ou se sente ansioso durante as tarefas, ajudando na gestão do tempo.

Utilize a “regra dos dois minutos”

Este método defende a ideia de que é possível executar diversas tarefas comuns do cotidiano em apenas dois minutos. Para aplicar a regra, você deve substituir momentos de dispersão (como uma espiada no Facebook) por tarefas do trabalho que podem ser resolvidas em 120 segundos — como responder um e-mail ou limpar sua caixa de entrada.

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