Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I decretou que todas as vilas, cidades ou lugarejos do Brasil criassem as primeiras escolas primárias do país, chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”. Dessa forma, na mesma data é comemorado o dia do professor.
O professor é o profissional que trabalha na área de educação e ensino, ministrando aulas de diferentes matérias na educação infantil, no ensino fundamental, no médio ou superior, e ainda em cursos técnicos, profissionalizantes, pós-graduações, entre outros. O professor tem como objetivo passar seus conhecimentos acadêmicos para seus alunos, que, por sua vez, devem procurar absorver o máximo de conteúdo possível das aulas.
Porém, em um país com tamanha desigual social como o Brasil, os professores exercem uma função muito maior do que apenas ensinar as matérias aos estudantes. A formação dos cidadãos passa pela mão dos professores, de maneira que eles, em conjunto com a família, são os responsáveis por transmitir conceitos de ética e civilidade.
Nos últimos anos, as metodologias de ensino mudaram muito. O professor deixou de ser visto como o detentor do saber da sala de aula, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento. Atualmente, a ideia é encorajar o aluno a buscar as informações e compartilhar experiências, o que mostra uma via de mão dupla, uma vez que os estudantes também repassam suas ideias.
A pedagogia é uma área da ciência que estuda o ensino, os métodos e as técnicas de aprendizado. O objetivo é cativar o estudante de maneira que ele crie o interesse pelo conteúdo repassado pelo educador de maneira satisfatória. Para ser um professor é necessário que o profissional seja formado em curso superior de pedagogia ou que tenha uma graduação com licenciatura.
Um dos problemas da área é a baixa remuneração no ensino infantil, fundamental e médio, o que tem criado um déficit de professores no mercado. Um professor, em início de carreira, recebe, em média, R$ 30/hora-aula. Por conta disso, o setor privado é o mais promissor para os profissionais, que devem estar sempre interessados e se desenvolver por meio de cursos e especializações.
Entretanto, no caso de professores universitários o panorama é totalmente diferente. As universidades oferecem bons salários e boas condições de trabalho. O professor ainda pode aumentar seus ganhos mensais com a conclusão de pós-graduações e a arrecadação de bolsas de estudos para pesquisa.