Carreira das mais prestigiadas, o médico é o responsável pela saúde do corpo, ou seja, se ocupa da prevenção, tratamento e atenuação das doenças e distúrbios que afetam o organismo humano. Tendo um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, ele faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Em 18 de outubro é comemorado o dia do médico por conta de São Lucas. O santo era médico e foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento da Bíblia.
Apesar de não ter seu nome ligado ao dia da profissão, Hipócrates, um intelectual grego que se dedicou a estudar a biologia e a anatomia, é considerado o pai da medicina. Ele atacava ferozmente as superstições e foi o primeiro estudioso a tratar o estudo das doenças como ciência. É atribuído a ele o juramento feito pelos médicos na ocasião da sua formatura.
Curso mais disputado nos vestibulares brasileiros, a faculdade de medicina tem duração de seis anos. O currículo é puxado, o período é integral e há seminários e pesquisas, além dos plantões em hospitais. Nos dois primeiros anos, o aluno aprende matérias básicas, como anatomia e patologia. Boa parte das instituições de ensino oferece disciplinas práticas no início do curso para que o aluno vá se familiarizando com as atividades. Os estudantes começam a lidar com pacientes a partir do terceiro ano nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento.
Depois de formado, o médico que deseja se especializar precisa ainda passar pela residência. Esta fase dura dois anos, em média, e nela o recém-formado trabalha em hospitais, assistido por uma equipe de professores e especialistas da área por ele escolhida.
Dentre as especializações disponíveis, os médicos têm várias opções, como: Alergologia; Anestesiologia; Angiologia; Cirurgia; Cancerologia; Cirurgia Plástica; Cirurgia Cardiovascular; Clínica Geral; Dermatologia; Fisiologia; Geriatria; Ginecologia; Gastroenterologia; Neurocirurgia; Otorrinolaringologia; Urologia; Pediatria; Psiquiatria; entre outros.
Como ciência, a medicina é muito dinâmica, por isso, o profissional tem que desenvolver o gosto pelo estudo e pela leitura, uma vez que a atualização de seus conhecimentos será constante. Lidar com a vida humana requer um senso de responsabilidade e espírito solidário, também ser uma pessoa decidida, ter visão do todo, ter bom relacionamento social e sem receio da proximidade física, características que garantem a saúde pessoal e coletiva da comunidade.
O mercado de trabalho é amplo já que a medicina possui diversas áreas de atuação e ambientes de trabalho. Um médico possui várias possibilidades de ambientes para exercer suas funções, sendo elas no setor público (SUS), consultórios particulares, setor privado (conveniados a planos de saúde) e trabalho em faculdades (ministrar aulas), laboratórios, instituições recreativas ou esportivas, institutos de pesquisa, além do atendimento residencial.