Conseguir uma promoção no trabalho é o desejo de muitos profissionais. Você já parou para pensar o que anda fazendo para consegui-la? Antes de chamar seu chefe para uma conversa e subir o tão sonhado degrau dentro da empresa, é importante avaliar como está o seu desempenho e ter dados concertos sobre suas realizações.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento temporário Office Team, em 2013, o mérito é um dos principais fatores que levam um funcionário a ser promovido, mas a maneira que ele se veste também somam pontos e tem influência na decisão final. A empresa ouviu mil gerentes seniores americanos e 80% deles responderam que o estilo de se vestir no ambiente de trabalho influenciam as chances de promoção de um funcionário.
Para ajudá-lo no caminho até ser promovido, confira abaixo algumas dicas de como conseguir uma promoção no trabalho!
- Realize bem seu trabalho
O esforço ao realizar suas atribuições profissionais é a melhor forma de mostrar para seus superiores que você merece a promoção. Por isso, busque maneiras de como executar bem o seu trabalho.
- Registre suas realizações
Tenha em mãos todas as suas realizações profissional dentro da empresa. Assim, você terá argumentos ao conversar com seu chefe sobre sua promoção. Mostre dados relevantes sobre seu desempenho e deixe claro como seu trabalho é importante para melhorar os resultados da empresa.
- Nunca pare de aprender
Nunca pare de aprender e invista em seu desenvolvimento profissional. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso adquirir novas habilidades ou aprimorar as já existentes faz com que você saia na frente de seus concorrentes e mostra como você pode agregar novos conhecimentos para a empresa.
- Seja proativo
Não espere seu chefe pedir que realize determinadas funções. Faça! Mostre que você tem capacidade de ir além do que foi pedido.
- Apresente soluções
Não leve somente problemas para seu chefe, mas pense em como solucioná-los. Isso mostra seu interesse pelos assuntos do trabalho.
- Tenha claro o que esperam de você
Converse com seu chefe, procure compreender o que ele espera de você. Assim, ficará mais fácil atender às expectativas de seu superior e da empresa, de forma geral. Essa atitude ajudará você a buscar por soluções e conseguir a desejada promoção.