Muitos motivos podem levar um profissional a pedir demissão da empresa. Seja qual for a razão é fundamental sair de portas abertas. Mesmo que a pessoa tenha um bom relacionamento com seu liderado, o momento de comunicar o desligamento pode causar certa insegurança. Além disso, vale ressaltar que a decisão também pode partir da empresa.
Dessa maneira, tomada decisão, a carta de demissão é o documento que registra a saída do funcionário da empresa. A carta de demissão não foi criada para desabafar ou criticar superiores. Ela é uma formalização desse desligamento profissional. Portanto, uma das dicas é deixar de lado qualquer desentendimento que teve com colegas ou superiores ao longo do tempo que trabalhou na companhia.
Então, seja objetivo e claro e fuja de palavras agressivas. Caso ache necessário, escreva como o tempo em que ficou na empresa foi importante para seu desenvolvimento profissional e também pessoal e agradeça à oportunidade.
Modelo de carta de demissão
À (nome da empresa)
Prezado(s),
Por meio desta carta comunico meu desligamento e de minhas funções da empresa por motivos profissionais (ou pessoais), na qual permaneci de __/__/__ a __/__/__.
Por ter interesse em sair neste momento, solicito dispensa do cumprimento do aviso prévio.
Sem mais,
________________, ______ de __________ de ______
(Nome da cidade) (dia) (mês) (ano)
____________________________
(Nome do funcionário por extenso)
______________________
(Assinatura do funcionário)
Vale destacar que o modelo pode e deve ser customizado. Caso o funcionário cumpra o aviso prévio, por exemplo, coloque essa informação ao invés de solicitar a dispensa imediata da função.