A área de vendas vem sofrendo algumas modificações ao longo dos anos. O consumidor está cada vez mais exigente, sabe muito bem o que deseja e conhece o produto que vai comprar. Então, não basta que o vendedor seja apenas bom de papo.
Fórmulas pré-concebidas de vendas usadas até pouco tempo não são mais garantia de conquistar a comissão no fim do mês. Para se destacar, o vendedor deve aprimorar suas habilidades de negociação e estudar a fundo as técnicas de vendas para, assim, conseguir suprir as necessidades dos clientes, superar suas expectativas e fidelizá-los. Por conta disso, confira quais são as melhores técnicas de vendas:
1.Conheça o produto
Conheça muito bem o produto que você vende! Tenha na ponta da língua quais são os pontos fortes, seus benefícios e como ele se diferencia dos concorrentes. Ter todas as informações bem claras fará com que você esteja preparado para responder quaisquer perguntas.
2.Identifique as necessidades do cliente
De nada adiantará tentar “empurrar” um produto ou serviço para o cliente. Em uma conversa rápida, procure compreender quais são as necessidades dele para ser certeiro naquilo que oferece. Para extrair informações úteis e fechar a venda, escute ativamente ao que ele fala. Ou seja, esteja aberto para ouvir e realmente preste atenção ao que seu cliente diz.
3.Cative o consumidor
Após entender o que o cliente procura, chegou a hora de prender a atenção dele. Para isso, tenha bons argumentos para conquistar o interesse do consumidor. Lembre-se: tente fazer a leitura da expressão corporal da pessoa com quem se fala, caso o contato seja pessoalmente, ou se ele quer desligar logo o telefone. Por exemplo, caso sinta que ele está impaciente, encurte a conversa para não correr o risco que ele vá embora.
4.Seduza o cliente
Nem sempre é fácil fechar a venda. Por isso, é fundamental seduzir o cliente. A maneira como você se apresenta, fala sobre o produto, dá liberdade para ele questionar e faz com que ele se sinta confortável em estar ali somam pontos a seu favor e geram interesse naquilo que você está argumentando.
5.Não deixe dúvidas
Certifique-se de que o cliente entendeu todos os diferenciais e benefícios do produto. Deixá-lo com alguma dúvida pode ser a diferença entre fechar ou não a venda. Então, questione se ele tem alguma pergunta e se deseja saber mais.