Está indeciso sobre qual curso escolher? Então, antes de marcar o x na opção e partir para o vestibular, saiba tudo sobre o designer de moda. Esse profissional é responsável pela criação de peças de vestuário e acessórios. Assim, ele usa a criatividade para desenhar roupas e produtos, desenvolver o conceito gráfico para estampas de tecidos, além de promover a comercialização desses itens.
Caso o profissional queira seguir a carreira como gestor, dentre suas atribuições estão realizar pesquisas de mercado, conhecer e aplicar estratégias de marketing e zelar pela promoção de vendas dos produtos. O designer de moda também está apto para prestar assessoria para lojas, definindo as peças para compor a vitrine e se envolver na decisão de compra de coleções, ou trabalhar de maneira personalizada para pessoas físicas.
Para dominar a profissão, o designer de moda deve ter as seguintes características, que já podem fazer parte da vida dele ou também serem desenvolvidas:
- Criatividade;
- Habilidades de pesquisa;
- Trabalhar em equipe;
- Conhecimentos de anatomia;
- Saber e compreender a história da arte;
- Estar atento às mudanças comportamentais;
- Liderança.
Durante a graduação, o profissional tem na grade curricular assuntos relacionados à comunicação, história da moda, cores, modelagem, confecção, fotografia, produção, dentre outras aulas que podem variar conforme cada universidade.
Design de moda e o mercado de trabalho
O mercado de trabalho para os designers de moda está concorrido. Por conta disso, é importante que o profissional consiga inovar e seja empreendedor para se destacar frente aos demais. Além disso, a busca por outras áreas de especialização pode ser um diferencial na hora de concorrer a uma vaga.
Os campos de atuação da área de design de moda são:
- Design/estilismo: foco em criação de joias, calçados, bolsas e estampas.
- Consultoria: realizar trabalhos como personal stylist, em que o trabalho é individualizado.
- Fotografia: produção de fotos de moda para revistas, catálogos, anúncios e exposições.
- Coordenação: gerenciar a compra de coleções, coordenar equipes em indústrias, confecções e magazines.
- Gerenciamento: responsável pela gestão de compra de coleções e materiais.
- Produção: realizar desfiles, editoriais de moda em revistas e organizar campanhas publicitárias.
- Modelagem: passar para os moldes os desenhos criados pelos estilistas.
- Negócios e marketing: responsável pela divulgação, distribuição e comercialização dos materiais, além de dominar estratégias de negócios e marketing.
As melhores oportunidade de trabalho estão na área de criação (para os bacharéis), operacional e administrativa (para os tecnólogos). Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentram o maior número de lojas e indústrias de moda. Já na região Sul o destaque fica para os fabricantes de materiais em couro e malharias. Os demais Estados também oferecem oportunidades de emprego.
Em relação ao salário, o valor inicial gira em torno de R$ 3.000,00, tendo como referência a cidade de São Paulo.