Após ver aquela vaga tão desejada, uma dúvida pode surgir: como enviar o currículo por e-mail? Parece uma tarefa fácil, afinal é só anexar o arquivo e clicar em enviar, certo? Porém, nem sempre isso é sinal de que o seu e-mail será aberto pelo recrutador.
Então, antes de enviar o currículo por e-mail, veja algumas dicas que selecionamos para você garantir que ele seja aberto:
1. Seja objetivo
O tempo vale ouro ultimamente. Então, otimize-o e seja objetivo ao enviar o currículo para o recrutador. Deixe claro quais são as suas intenções, ou seja, diga para qual cargo você está se candidatando.
2. Resuma suas qualificações
Um dos erros é enviar somente o arquivo do currículo anexado ao e-mail. Dessa forma, leia atentamente a descrição da vaga e faça um breve resumo no corpo do e-mail (a mensagem em si). Assim, o recrutador saberá rapidamente quais são as suas qualificações e experiências de trabalho. Se a vaga requer inglês fluente, então, destaque isso na descrição, por exemplo. Lembre-se de ser sucinto e atraente.
3. Cuidado com a linguagem
É imprescindível dar atenção especial para a língua portuguesa. Por mais que a empresa seja moderna, evite gírias e abreviações de palavras. Releia o que escreveu para garantir que não há erros de ortografia.
4. Assunto do e-mail
No assunto do e-mail deixe indicado que se trata do seu currículo. Com isso, deve constar a palavra CV (curriculum vitae), o nome da vaga ou do cargo pretendido. Fique atento, pois algumas empresas pedem que seja colocado o código da vaga ou outro detalhe específico.
5. Assinatura
Assine o e-mail e reforce alguns dados, como nome completo, número de telefone e redes sociais, nesse caso prefira as voltadas somente para os profissionais.
6. Envio do currículo
Algumas empresas evitam abrir arquivos anexados aos e-mails. Portanto, certifique-se qual é a preferência do recrutador. Uma dica é usar sites de compartilhamento, como Dropbox e Drive, e enviar somente o link do currículo.
7. Seja paciente
Após enviar o e-mail com o currículo, aguarde. Disparar uma série de e-mails na sequência, cobrando o recrutador, pode passar a impressão de ansiedade ou desespero. Então, seja paciente!