Com o mercado cada vez mais aquecido por causa da mudança no perfil do consumidor, que atualmente faz a maior parte das refeições fora de casa, o país registra um crescimento de bares, restaurantes e, principalmente, padarias.
Desde o início dos anos 1990, o mercado registra uma transformação das padarias em lojas sofisticadas e gourmets. Com a concorrência em alta, oferecer produtos variados, com decorações diferenciadas, bem embalados e conservados são indispensáveis para ficar à frente das demais. A máxima “o bom padeiro nunca se esquece de que o cliente precisa, primeiro, comer com os olhos” nunca foi tão verdadeira.
Diante deste cenário, o setor de panificação vem demandando que os profissionais se capacitem para atuar no dia a dia de modo a garantir bons resultados e conquistar a fidelidade de clientes. Por isso, aprimorar as técnicas para exercer a função de forma mais eficiente e moderna, por meio de alguns cursos, pode ser útil.
De curta duração, à distância e até mesmo gratuitos, esses treinamentos contam com matérias relacionadas à fabricação de pães doces e salgados, bolos, biscoitos, massas sovadas, folhadas, lanches e receitas lights. Vale lembrar que para ser um padeiro, no entanto, além da qualificação, é exigido que o indivíduo tenha terminado o ensino médio.
Além disso, esses treinamentos reforçam a importância da higiene no ambiente de trabalho, pessoal e de instalações. A limpeza de equipamentos também é dada como importante para conferir qualidade e sabor ao produto final, já que aglomera restos de comida e do processo.
Preocupadas com esses itens citados acima, grandes padarias, inclusive, costumam incentivar os funcionários a se especializarem e também fornecem e subsidiam treinamentos, para que os profissionais sejam mais qualificados.
Salário
O salário de um padeiro pode variar entre R$900 e R$1600,00. Já os salários de assistente, técnico e auxiliar de panificação, no entanto, tem o piso salarial mais elevado, tornando-se mais atrativo.