Muito ligada à arte ou à construção de grandes obras, a arquitetura existe na vida do ser humano desde que ele identificou a necessidade de abrigar em determinados locais para a sua proteção. Assim, ele começou a mudar o espaço a sua volta para que conseguisse tirar o melhor proveito possível.
O arquiteto tem como principal objetivo planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente. O curso superior da área trata da organização do espaço e dos elementos nele inseridos, lidando com problemas de organização, gerenciamento e estética dos componentes pertencentes ao arranjo espacial.
Para exercer a profissão de arquiteto é fundamental ter sensibilidade, criatividade, intuição e interesse pelas artes. Estar atualizado e de olho nas tendências artísticas ajuda na coerência dos trabalhos. Também é necessária capacidade de observação e análise, habilidade numérica, apreço pelo trabalho em equipe, meticulosidade e exatidão.
O curso de arquitetura tem cinco anos de duração e ensina o aluno a organizar e projetar espaços externos e internos, levando em consideração critérios de conforto, estética e funcionalidade. O currículo mescla disciplinas de Ciências exatas e humanas. A maior parte da carga horária é composta por aulas práticas. No Brasil, para exercer a profissão, uma vez que esta é regulamentada, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).
O arquiteto ainda pode fazer especialização nas seguintes áreas: paisagismo, urbanismo, história da arquitetura, arquitetura de interiores, computação gráfica aplicada à arquitetura, comunicação visual, entre outras.
O profissional graduado no curso de arquitetura está apto para projetar e coordenar construções e reformas de espaços internos e externos. Ele determina quais serão os materiais utilizados na obra e faz a sua planta, sempre levando em consideração a disposição dos objetos, qual será a funcionalidade do imóvel e a sua iluminação.