Responsável por operar e conduzir a máquina de empilhadeira, retirando os paletes com mercadorias ou materiais em geral e transportando-os para o estoque e para caminhões de distribuição, por exemplo, o operador de empilhadeira é um profissional que deve ter atenção constante, já que o risco de acidentes graves é grande.
Dessa forma, ele deve ter bom conhecimento da máquina e ser capaz de agir com agilidade em qualquer circunstância, sempre zelando pela sua segurança pessoal e, claro, das pessoas envolvidas ao redor e no processo.
Para seguir carreira é preciso, ainda, ser aprovado em um curso específico para a função, além de ter ensino médio completo. Os interessados ainda devem ter CNH nas categorias ‘B’, ‘C’, ‘D’ ou ‘E’, já que a função tem relação direta com direção.
Nesta área, devido à complexidade da função, da responsabilidade e do perigo que envolve o transporte e a condução do equipamento, a experiência profissional é bastante valorizada.
De acordo com a Catho, empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais de diversas áreas, o salário de um operador de empilhadeira pode variar entre R$ 890,00 e R$ 2.000,00.
Senai oferece curso
Com o objetivo de desenvolver competências e garantir a segurança do profissional, o Curso de Qualificação Profissional de Operador de Empilhadeira oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem sido bastante procurado por jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.
No currículo, figuram matérias como cidadania; normas de saúde, higiene, segurança do trabalho e preservação do meio ambiente; legislação aplicável para empilhadeira; sistemas mecânicos, hidráulicos e elétricos, entre outras.