Instituída em dezembro de 2010, pelo Projeto de Lei a Câmara (PLC) nº 109 na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, o Dia do Empresário Contabilista faz jus àqueles empreendedores que garantem a geração de informações confiáveis, transparentes e indispensáveis aos demais empresários, aos governantes e também à sociedade.
A instituição da data foi importante para valorizar o desempenho profissional do empresário contábil e provocar uma mudança de cenário. Antigamente, o profissional era conhecido por “trabalhar gratuitamente” e exageradamente. Os sindicatos da área contábil vêm trabalhando, inclusive, para que a profissão não seja mais banalizada e que os serviços tenham preços justos, bem como para assegurar o cumprimento dos direitos e das leis contabilistas.
Dessa forma, vem promovendo ações que geram autoconfiança, automotivação, criatividade, flexibilidade, energia, iniciativa, perseverança, resistência à frustração e disposição para assumir riscos aos profissionais da área.
O chamado empresário contábil, juntamente com as empresas de serviços contábeis, nasceu e cresceu por exigência do mercado, privado e público, se tornando cada vez mais comum. O profissional garante que os seus clientes se mantenham dentro da legislação. O profissional é responsável por:
- Abertura de empresas;
- Contratos sociais;
- Legalizações no departamento de pessoal;
- Registro de colaboradores;
- Folhas de pagamento;
- Contabilidade;
- Todas as obrigações acessórias que um empreendedor precisa.
Com tantas responsabilidades, é necessário que o profissional esteja sempre preparado para as mudanças que acontecem periodicamente, especialmente, que se refere a tributos.
Você sabia?
Os contabilistas são homenageados em dois dias distintos no Brasil: 12 de janeiro e 25 de abril. O primeiro está mais vinculado ao empreendedorismo que norteia a atividade do contabilista, já o dia 25 de abril está mais relacionado à data magna da categoria, comemorado em todas as empresas.
Algumas companhias especializadas em contabilidade, inclusive, dão o dia de folga aos funcionários, com o objetivo de homenagear o trabalho de todo o ano – ou de uma vida toda –, efetivamente, e ainda estimular os seus colaboradores.