O início do ano é melhor fase para já traçar um controle das despesas. Seja por meio das tradicionais tabelas no excel ou sites e aplicativos de controle financeiro, a melhor coisa para se fazer em 2015 é explanar de um lado todo o dinheiro disposto e de outro as despesas fixas mensais para não entrar no vermelho.
Um exemplo para quem nunca fez um orçamento antes é utilizar a planilha do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Ela traz instruções de uso e definições de termos como receita líquida, despesas fixas e variáveis. Além disso, possui uma aba chamada “previsões”, que permite observar se você não está gastando mais do que previu.
Já a planilha da BM&FBovespa reúne em uma única aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano. O documento possui ainda um quadro com as despesas e receitas e outro destinado a anotações sobre investimentos, como: Ações, Tesouro Direto, Renda fixa, Previdência privada e Outros.
Por meio da planilha do consultor financeiro Beto Veiga é possível ter um bom detalhamento das despesas. Utilizando abas, ela mostra todos os gastos realizados ao longo mês e que podem ser divididos em grupos como transporte, tarifas bancárias ou mesmo pet shop.
Outra opção interessante é o GuiaBolso online. A ferramenta mostra qual é o seu perfil (em apuros, no limite, poupador e investidor) e oferece dicas de como reduzir gastos ou como pagar uma dívida.
Para quem gosta de praticidade e é um pouco esquecido, o Dinheirama pode ser uma saída. A ferramenta online pode ser acessada através de dispositivos com Android e IOS e permite fazer o upload dos extratos bancários e importar automaticamente todas as informações neles contidas, criando relatórios e gráficos.
O app Finance por sua vez é uma boa pedida para quem adora anotar os gastos em tempo real. Disponível para Android e iOS, a ferramenta registra contas automaticamente, por meio da leitura do código de barras. Além disso, possui um sistema de notificações para contas a pagar e permite tirar fotos de recibos e notas fiscais e associá-las às transações.
Tanto pelo site como por apps para Android e iOS, o site Minhas Economias possui um “Gerenciador de sonhos”. Nele, além de controlar os gastos, o usuário diz quanto custa e quando deseja realizar seus sonhos (como a compra de uma casa ou carro) e o sistema calcula quanto ele vai precisar guardar por mês, apresentando uma lista de tarefas e dicas para alcançar o objetivo.
Outra opção é registrar apenas os gastos básicos com o Organizze. O app, disponível apenas para iOS, possui uma versão gratuita e outra paga que custa R$ 7,90 por mês no pacote anual e oferece relatórios e seções dedicadas a metas, lançamentos futuros, contas e cartões.
Já para Android, o app MoneyWise permite ao usuário editar as informações, podendo, por exemplo, escolher entre visualizar o orçamento semanalmente, mensalmente ou anualmente e nomear as categorias de gasto.
Tem ainda o app Orçamento Inteligente, disponível apenas para iOS, que se destaca por oferecer a possibilidade de sincronização dos dados em diferentes aparelhos, permitindo que o orçamento seja compartilhado com toda a família. Porém, a versão gratuita é limitada a 30 transações.