Housekeeping é uma ferramenta utilizada pelas empresas para garantir um ambiente mais agradável para os funcionários e que traga retorno com maior produtividade da empresa, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação das salas. Entre os pilares fundamentais dentro do programa housekeeping, vale a pena destacar a implantação da qualidade, produtividade e agilidade em toda a demanda de serviços prestados.
O housekeeping é uma versão do programa 5S, consolidado no Japão a partir da década de 50, sendo que o housekeeping tem foco nos três primeiros S, proporcionando resultados mais tangíveis e de fácil mensuração.
Os 5 “S” são: Seiri (senso de utilização), que diz respeito à escolha correta de ferramentas e materiais para estarem presentes nos ambientes de trabalho; Seiton (senso de ordenação), que enfoca a necessidade da manutenção de um ambiente de trabalho organizado; Seiso (senso de limpeza), que trata da necessidade de manter o ambiente de trabalho mais limpo possível; Seiketsu (senso de normalização), que diz respeito à criação e seguimento de regras e normas; e Shitsuke (senso de autodisciplina ou hábito), que tem como principal função a manutenção e a revisão de padrões, principalmente os citados nos “S” anteriores.
Se traduzirmos a expressão “housekeeping”, vamos entender que o “arrumar a casa” é o primeiro passo para organizar as condições de trabalho dentro da empresa e prover melhores condições para os funcionários, assim como seria com uma família que passa a morar em uma residência mais organizada e com tudo funcionando perfeitamente. Diferentemente do programa 5S, que visa uma mudança de comportamento organizacional, o housekeeping é mais voltado para a infraestrutura da empresa e nos resultados práticos do programa.
Dentro do programa housekeeping, as empresas capacitam os profissionais com objetividade para que todos os aspectos do programa fiquem claros e de fácil entendimento, ou seja, é uma estratégia para mostrar os benefícios que ambas as partes poderão usufruir. Como resultado, toda a comunicação interna é melhorada, o relacionamento com clientes e fornecedores, enfim, todos os aspectos e áreas de atuação da empresa são valorizados.
Benefícios do programa housekeeping
Como vimos, o programa housekeeping apresenta grandes benefícios tanto para a empresa como para o funcionário. Separamos na sequência algumas das principais vantagens do programa e o que ele proporciona a médio e longo prazo dentro de uma atividade profissional. Confira:
- Qualidade de vida é visivelmente valorizada;
- Autoestima do funcionário aumenta;
- A comunicação interpessoal passa a ser mais assertiva;
- Maior incentivo ao trabalho em grupo;
- Meio ambiente é valorizado;
- Melhor uso e conservação da infraestrutura da empresa, como estoque de produtos e manutenção preventiva de equipamentos;
- Manutenção de um ambiente mais higiênico e organizado, o que resulta em melhor qualidade de vida para toda a equipe;
- Redução de retrabalho, custos e de insatisfação por parte da empresa e dos funcionários.